Partida entre Independiente e Universidad de Chile, pela Sul-Americana, é interrompida após confusão na arquibancada; veja os vídeos
O duelo entre Independiente contra Universidad de Chile, no Estádio Libertadores de América, na Argentina, precisou ser interrompido, por falta de segurança, após uma confusão generalizada na arquibancada, na noite desta quarta-feira (20). Ao menos três pessoas morreram e uma está em estado grave.
O duelo entre Independiente contra Universidad de Chile, no Estádio Libertadores de América, na Argentina, precisou ser interrompido, por falta de segurança, após uma confusão generalizada na arquibancada, na noite desta quarta-feira (20). Ao menos três pessoas morreram e uma está em estado grave.
O confronto entre as equipes, válido pelas oitavas da Sul-Americana, estava empatado em 1×1, dando a classificação para os chilenos, pela vitória por 1×0 na primeira partida.
Durante a partida, os torcedores da Universidad de Chile arremessaram artefatos explosivos em direção à torcida do Independiente. O setor destinado aos visitantes fica acima da torcida mandante, facilitando o arremesso de bombas.
Na sequência, os argentinos revidaram e também lançaram projéteis contra os chilenos. Mesmo com a tensão nas arquibancadas, o árbitro Gustavo Tejera autorizou o início da segunda etapa, que foi interrompida aos 4 minutos, por conta da nova confusão.
Com o clima hostil, os torcedores da Universidad de Chile tentaram se abrigar e sair da arquibancada. Porém, segundo o jornal Olé, da Argentina, há relatos que, neste momento, uma nova briga envolvendo a polícia local teve início. Após isso, um pequeno grupo de chilenos voltaram para o local destinado aos visitantes, sendo vítimas de agressões.
Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver o momento em que torcedores do Independiente, que estão com pedaços de madeira e barras de ferro, conseguem acessar o setor destinado aos chilenos, dando início à novas agressões.
Nunca vi algo igual. Había que suspender el partido inmediatamente y desalojar a la gente de U de Chile.
Lejos de eso, la policía liberó la zona de forma sistemática para que los hinchas de Independiente le hicieran de todo a los chilenos.
Horroroso.pic.twitter.com/24ZyR4ABGH
— Julianismo 𝑴𝑱 (@_MateoMJ) August 21, 2025
Em outra gravação, um chileno, só com roupas íntimas, tenta fugir da arquibancada visitante, mas é encurralado pelos argentinos, que o agridem.
No podes flaco, tenes que ser muy cagon y enfermo para irle de a 10 contra uno, y espero que este se haya salvado, no como los otros que lastimosamente murieron. Una vergüenza lo que paso en el partido de independiente. pic.twitter.com/dIRVZwHFFM
— Elgonzaaa (@Elgonzaaa73) August 21, 2025
Outro registro feito pelos torcedores, mostra o momento em que um chileno, sem escapatória, se pendura na parte externa do estádio e pula para se salvar. Até o momento, não há informações sobre o seu estado de saúde.
Miren cómo se tira este desde la tribuna, probablemente haya muerto.#Independiente #UdeChile pic.twitter.com/wF0kuP2bGM
— Eric sin K (@Eric_Artic) August 21, 2025
Por conta da confusão, a Conmebol cancelou a partida. A entidade ainda não se pronunciou sobre o que vai acontecer com os times e torcidas envolvidas, tampouco se o duelo será remarcado.
A imprensa local confirmou, até o momento, três mortes e uma pessoa gravemente ferida.
Partido cancelado entre Independiente y Universidad de Chile. pic.twitter.com/hXB1PCPuoe
— CONMEBOL Sudamericana (@Sudamericana) August 21, 2025