Independiente x La U: Quem vai decidir qual time passa após violência cancelar jogo da Sul-Americana na Argentina? Entenda
Episódio de violência marcou jogo entre Independiente e Universidad de Chile na última quarta-feira, 20
Jogo entre Independiente e Universidad de Chile, pelas oitavas da Sul-Americana, foi cancelado após violência entre torcidas, deixando ao menos 10 feridos graves. Saiba o que acontece agora.
Após o episódio violento durante o jogo entre entre Independiente e Universidad de Chile, pela Copa Sul-Americana, a Conmebol diz que ainda decidirá qual dos times irá passar para as quartas de final da competição após o cancelamento da partida. A disputa ocorria na noite de quarta-feira, 20, mas foi interrompida após a confusão que deixou ao menos 10 feridos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O jogo ocorria no Estádio Libertadores de América, em Avellaneda, na Argentina, quando os times voltaram do intervalo. O placar estava 1 a 1 e indicava a classificação dos chilenos, já que eles venceram o jogo de ida por 1 a 0.
Foi então que a confusão começou, quando torcedores da Universidad de Chile jogaram pedras e cabos de vassoura em direção aos argentinos. Os torcedores do Independiente então conseguiram acessar a área da torcida rival e foi aí que a violência escalou.
Inicialmente, a arbitragem paralisou o jogo. Pouco depois, a Conmebol determinou o cancelamento da partida.
Agora, o caso será analisado. De acordo com a Conmebol, a organização está "coletando dados e processando informações" que serão encaminhadas à Unidade Disciplinar.
Após análise, será a Unidade Disciplinar da Confederação que irá definir e aplicar as sanções correspondentes aos times. Só então será também possível saber se alguma equipe avançará na competição ou se será suspensa do campeonato.
"A Confederação reafirma seu compromisso com a erradicação da violência no futebol e insta todos os clubes participantes de suas competições, na qualidade de responsáveis pela segurança quando atuam como anfitriões, a adotarem as máximas medidas de prevenção e contorle, para garantir que fatos desta natureza não voltem a se repetir", informou em nota.
Confira a nota da Conmebol na íntegra:
"CONMEBOL repudia atos de violência
Em relação aos acontecimentos ocorridos ontem à noite durante o encontro entre Club Atlético Independiente e Universidade do Chile, pelas oitavas de final da CONMEBOL Sudamericana 2025, A Confederação expressa seu repúdio e condena firmemente os atos de violência registrados dentro e fora do estádio.
A CONMEBOL está em contato permanente com as autoridades de segurança e acompanha de perto a situação das pessoas afetadas. A instituição também agirá com a máxima firmeza, de acordo com o regulamento da Comissão Disciplinar.
No contexto da suspensão e do subsequente cancelamento da partida, a Confederação está coletando dados e processando informações que serão encaminhadas à Unidade Disciplinar para a aplicação das sanções correspondentes.
Finalmente, a Confederação reafirma seu compromisso com a erradicação da violência no futebol e insta todos os clubes participantes de suas competições, na qualidade de responsáveis pela segurança quando atuam como anfitriões, a adotarem as máximas medidas de prevenção e contorle, para garantir que fatos desta natureza não voltem a se repetir."
