Boca e River são participantes "vitalícios"
Desde que a Copa Sul-Americana foi criada em 2002, Boca Juniors e River Plate estiveram presentes entre os clubes argentinos classificadas. A constância, porém, não é fruto da qualidade dos times, e sim porque as equipes são convidadas pela Confederação Sul-Americana para que o torneio ganhe em visibilidade.
Anteriormente a dupla argentina começava o torneio já em uma fase mais avançada - em 2003, 2006, 2007 e 2008 iniciaram a disputa diretamente nas oitavas de final. Neste ano, porém, competiram a fase preliminar entre times da Argentina. O Boca enfrenta o Vélez Sarsfield na primeira fase, enquanto o River joga com o Lanús.
A facilidade rendeu ao Boca Juniors um caminho mais tranquilo para títulos. O time de Buenos Aires venceu a Copa Sul-Americana duas vezes, em 2004 e 2005. O River Plate jamais ganhou o torneio, mas coleciona um vice em 2003.
A Copa Sul-Americana pode ser a saída para amenizar uma fase negativa da dupla argentina. O Boca Juniors caiu na Copa Libertadores de 2009 para o Defensor do Uruguai, enquanto o River Plate amargou a lanterna do Torneio Apertura de 2008/2009.