Copa do Mundo Feminina: conheça todas as campeãs
Descubra quais seleções já ganharam o Mundial e saiba mais sobre a participação brasileira no torneio
A Copa do Mundo Feminina de 2023 está muito perto. Sediada na Austrália e Nova Zelândia, a competição começa dia 20 de julho e vai até 20 de agosto. A expectativa em cima desta edição é grande. A previsão é de que seja a maior Copa de todas, devido ao aumento do investimento por parte das federações e ao engajamento do público.
A competitividade também é algo que cresceu ao longo dos Mundiais. As equipes chegam mais preparadas e completas para disputar primeiro lugar. Isso é algo que precisa ser explorado, pois em nove edições, apenas quatro seleções já levantaram a taça. Relembre quais são elas:
Quem já ganhou a Copa do Mundo Feminina?
Estados Unidos - 4 títulos
A maior ganhadora, a Seleção dos Estados Unidos, já levantou a taça quatro vezes. A equipe fez história ao ganhar a primeira edição da Copa Feminina, em 1991, na China, contra a Noruega por 2 a 1. A Suécia goleou a Alemanha na disputa pelo terceiro lugar e ficou com o bronze.
Em 1999, jogando em casa, a equipe venceu a China nos pênaltis e levou o bicampeonato. O terceiro lugar ficou com o Brasil, após vencer a Noruega. Em 2015, após 16 anos sem ganhar, os EUA conquistaram a edição do Canadá, vencendo o Japão por 5 a 2 na decisão. A Inglaterra foi a terceira colocada, após ganhar da Alemanha.
Na última edição, em 2019, disputada na França, novamente as americanas fizeram história. Venceram a final contra a Holanda por 2 a 0.A Suécia venceu a Inglaterra na disputa pelo terceiro lugar.
Alemanha - 2 títulos
Em 2003, novamente nos Estados Unidos, a Alemanha conquistou sua primeira Copa Feminina ao ganhar da Suécia na final. As americanas ficaram com o terceiro lugar após superarem o Canadá.
As alemças conquistaram o bicampeonato em 2007, na China. A final foi contra o Brasil, de Marta, e ganhou por 2 a 0. Os Estados Unidos venceram a Noruega e ficaram novamente com o terceiro lugar.
Japão - 1 título
A edição de 2011 foi na casa da bicampeã mundial, Alemanha. Mas dessa vez, não deu pra elas. A final foi entre Japão e as favoritas, Estados Unidos. Para a surpresa de muitos, o Japão foi o campeão. As suecas garantiram o terceiro lugar na disputa com a França.
Noruega - 1 título
Em 1997, na Suécia, a Seleção da Noruega conquistou seu único título. Na final, derrotaram a Alemanha por 2 a 0. Os EUA ficaram em terceiro lugar, seguidos pela China.
Quantas vezes a Seleção Feminina foi campeã da Copa do Mundo?
Apesar de já ter participado de todas as edições da Copa Feminina, o Brasil nunca venceu uma edição. Mesmo com grandes nomes ao longo da história como Marta, Sissi, Formiga e Cristiane, a melhor posição que o Brasil chegou foi em 2007, no segundo lugar. Em uma final complicada contra Alemanha, as Guerreiras do Brasil viram o sonho da taça ir embora ao perder por 2 a 0.
Outro momento que a Seleção Brasileira chegou perto foi em 1999. A talentosa equipe brasileira não conseguiu segurar o favoritismo dos Estados Unidos, e foi eliminada nas semifinais por 2 a 0. Na disputa pelo terceiro lugar, o Brasil enfrentou a Noruega, as campeãs da Copa de 1995. A partida terminou em 0 a 0 no tempo normal, e a vitória brasileira veio nos pênaltis, por 5 a 4, garantindo a medalha de bronze.
O Brasil nos Mundiais
Mesmo sem nunca ter vencido, a Seleção Femina do Brasil sempre esteve presente nas ediçoes da Copa do Mundo. É uma equipe que possui um grande legado e respeito no futebol feminono. Veja a lista da colocação do Brasil em todas as Copas:
- 1991: 9º lugar, eliminado na fase de grupos
- 1995: 9º lugar, eliminado na fase de grupos
- 1999: 3º lugar
- 2003: 5º lugar, quartas de final
- 2007: Vice-campeão, final
- 2011: 5º lugar, quartas de final
- 2015: 9º lugar, oitavas de final
- 2019: 10º lugar, oitavas de final.