Copa do Mundo: Existe regra que determina tamanho de unhas para as atletas?
Questionamento foi levantado após jogadora do Canadá chamar a atenção em campo
Durante a disputa do Mundial é comum ver novas tendências de cabelo e chuteiras personalizadas. Na Copa do Mundo de 2023, muitas jogadoras entram em campo com penteados e maquiagens, mas no jogo do Canadá contra a Austrália os holofotes foram para as unhas da meia canadense Ashley Lawrence, gerando a dúvida do tamanho de unha que é liberada no futebol.
Não existe uma regra oficial que limite o tamanho da unha e impeça atletas de entrarem em campo com materiais como gel, fibra de vidro ou mais afinadas. Contudo, cabe à arbitragem avaliar a situação, e caso seja constatado que as unhas possam causar acidentes, ele pode interromper o jogo e pedir que a atleta remova ou corte.
No jogo entre Canadá e Austrália na segunda-feira, a atleta canadense Ashley Lawrece chamou a atenção pelo tamanho das suas unhas coloridas. Ela costuma postar com frequência fotos e vídeos em suas redes sociais, mostrando a troca de cores e tamanhos das unhas.
É importante que haja o bom senso das jogadoras, pois uma unha quebrada pode gerar muita dor e até infecção grave. Em uma disputa de bola, ela pode machucar acidentalmente suas companheiras, como por exemplo, ferir os olhos ou arranhar a pele.
As jogadoras costumam pintar as unhas de acordo com a camisa do time ou seleção, como no caso da atacante Bia Zaneratto, que mantém as unhas pequenas e sempre coloridas.