"Vilão em 2006", Roberto Carlos isenta Felipe Melo
O lateral esquerdo Roberto Carlos foi eleito o principal culpado da derrota por 1 a 0 para a França, na Copa do Mundo de 2006. Quatro anos depois, Felipe Melo marcou um gol contra, foi expulso e deve ser o maior execrado pelo revés contra a Holanda por 2 a 1, que culminou na eliminação do Brasil no Mundial de 2010. O ala pentacampeão, porém, isentou de culpa o camisa 5 do time de Dunga.
"Eu acho que isso é a maior... não vou falar sacanagem, mas toda a Copa do Mundo tem que buscar um culpado. O torcedor pode falar, mas para imprensa isso é antiprofissional. Esse é o jeito dele (Felipe Melo) jogar. Às vezes pode dar certo e às vezes não", defendeu o ex-camisa 6 da Seleção Brasileira, que apontou a falta de experiência como principal motivo de instabilidade.
"A Holanda tem referência de seis ou sete jogadores que jogaram em 2006. O Brasil mudou toda a referência de 98, 2002 e 2006 e foi mudada muito rápida. O resultado não vem do dia para noite. Isso dificulta no momento mais importante, na hora da calma a gente desorganizou. Faltou experiência. O time é muito novo", analisou o jogador de 37 anos.
Apesar da observação de Roberto Carlos, a média de idade dos jogadores convocados por Dunga é a mais alta de toda a história da Seleção Brasileira em Copas do Mundo. Porém, jogadores como Felipe Melo, Maicon, Elano, Michel Bastos e Luis Fabiano jamais haviam participado de um Mundial. "Experiência em clubes não interessa. É um time com grandes jogadores, mas em uma situação difícil existe o descontrole emocional", lembrou.
Desde a saída de Roberto Carlos, nenhum lateral esquerdo se firmou como titular absoluto com a camisa 6 do Brasil. Na Copa de 2010, o titular Michel Bastos não teve um bom desempenho. O ala canhoto do Corinthians, porém, negou-se a falar sobre os seus substitutos.
"Eu em relação a lateral não vou falar mais nada. Eu estou feliz no Corinthians e o Dunga não quis me levar, levou o Michel e o Gilberto e eu não vou falar nada. Não tinha que ganhar. O outro time também jogou muito bem", garantiu.
Pensando em 2014, Roberto Carlos afirmou que é preciso manter a base desta equipe para que o hexacampeonato seja conquistado no Brasil. "Qualquer mudança necessita de tempo, muito tempo junto. O pessoal já se conhece. Se levar esse mesmo pessoal para 2014 pode dar certo, se começar a mudar tudo outra vez vamos ter os mesmos problemas", projetou.
Copa 2010 no celularNotícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa