Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Site inglês lista curiosidades sobre a vuvuzela

14 jun 2010 - 08h23
(atualizado às 08h30)
Compartilhar

Uma das maiores polêmicas desta Copa do Mundo, o uso das vuvuzelas pelos torcedores por quase toda a África do Sul é alvo de reclamações de jogadores, técnicos e profissionais de imprensa que estão no país por ocasião do torneio.

A irritação com o seu zunido foi tal que cogitou-se que ela fosse proibida dentro dos estádios que recebem os jogos do Mundial, ato descartado por Rich Mkhondo, oficial de comunicação do Comitê Organizador Local (COL) da Copa, alegando que o uso do objeto faz parte da cultura dos sul-africanos e consiste em ser "seu jeito de celebrar".

Aproveitando as reações de amor e ódio às vuvuzelas, o site do diário inglês Mirror relacionou 10 coisas a respeito do instrumento, desde a sua história, formato e até a sua forma de uso.

Segundo o Mirror, a vuvuzela é um objeto que mede cerca de 1 m, soprado pelos torcedores sul-africanos, que produz um som "forte e monótono".

Para tocá-la, é preciso ter lábios e pulmões potentes e o barulho gerado chega a 127 decibéis - equivalente a estar em um concerto de rock em frente aos amplificadores de som - o que, de acordo com o texto, pode causar danos auditivos permanentes.

A origem do nome "vuvuzela" tem teorias distintas. O primeiro diz que a alcunha vem de uma das línguas oficiais da África do Sul, o zulu, e significa fazedor de barulho (vuvu).

Porém, o torcedor do Kaizer Chiefs - time de futebol local - que reinvidica o crédito pela invenção do instrumento, Freddie "Saddam" Maake, disse que passou a usar a expressão em 1992, logo após o fim do apartheid, e que seu significado seria "celebrem, unam-se", também em zulu.

Maake disse que a "vuvuzela moderna" foi concebida a partir de uma buzina de bicicleta, que ele achou muito pequena e a alongou, adaptando um cano.

Presente no folclore local desde a antiguidade, as primeiras vuvuzelas eram feitas a partir do chifre de kudu (uma espécie nativa de antílope) e tinham como objetivo convocar as pessoas para reuniões. Por isso, sempre foi vista como símbolo de unidade da África do Sul.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa
SMS: receba as noticias e os gols da Seleção no seu celular; envie COPA para 83772

Com o rosto pintado e vuvuzela nas mãos, torcedora é símbolo da festa sul-africana nas arquibancadas do Estádio Soccer City
Com o rosto pintado e vuvuzela nas mãos, torcedora é símbolo da festa sul-africana nas arquibancadas do Estádio Soccer City
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra