México x Uruguai pode reeditar "jogo de compadres"; confira outros
México e Uruguai vão se enfrentar como líderes do Grupo A da Copa do Mundo. Ambos garantem classificação às oitavas de final com um empate, para desespero de África do Sul e França. Para manter vivo o sonho da Copa, vão precisar que os rivais coloquem a assegurada vaga em jogo.
No entanto, é pouco provável que mexicanos e uruguaios façam um "jogo de compadre". Fabricar um empate classificaria as duas equipes, mas coloca o México como provável adversário da Argentina nas oitavas de final, o que deve estar fora dos planos. Pelo saldo de gols, o time sul-americano terminará em primeiro em caso de empate.
Mas a história da Copa do Mundo guarda jogos entre equipes que, em vez de adversárias, mais pareciam aliadas. A terceira rodada costuma apresentar jogos suspeitos e em alguns deles a expectativa continua anos após o apito final do árbitro. Relembre as partidas que, para muitos torcedores, foram "marmeladas" históricas:
México 1 x 1 Itália - Copa do Mundo de 2002
México e Itália chegaram à última rodada na ponta do grupo. Os mexicanos estavam classificados, mas tinham a liderança assombrada pelos italianos. Estes, por sua vez, poderiam perder a classificação para a Croácia, que enfrentava o já eliminado Equador.
O jogo dos líderes empatava por 1 a 1, enquanto o desclassificado Equador surpreendia a Croácia na partida dos lanternas. Um gol croata tiraria a classificação dos italianos, se sofressem um gol mexicano. A Itália só precisaria vencer o jogo se a Croácia virasse sobre os equatorianos, o que naquele momento era inviável.
Assim, o México abdicou do ataque para proteger o empate e a liderança. Os italianos protegiam o mesmo empate e também só jogou na defesa. As duas equipes abdicaram do ataque e foram vaiadas em campo, enquanto esperavam pelo apito final de seu jogo e pela vitória equatoriana sobre a Croácia.
Holanda 1 x 1 Irlanda - Copa do Mundo de 1990
Holanda e Irlanda apostaram no empate para "vencer" no Grupo D. As duas seleções avançaram sem vencer nenhum jogo. Cada uma classificou com três empates, três pontos e muita contestação.
Naquele ano, três times seguiam na competição e o quarto colocado, o Egito, com dois pontos, empataria com o time derrotado. O vencedor seria o primeiro, na frente da forte Inglaterra. Mas eles queriam mesmo era o empate e, quando a vontade é recíproca, bastou ficar cada time em seu campo. Foi o que aconteceu.
O árbitro da partida chegou a paralisar o jogo e dizer aos capitães que suas equipes deveriam buscar o gol. De nada adiantou. O empate e a sonolência ficou até o fim e ambos se classificaram. Com novo empate, a Irlanda seguiu às quartas de final, enquanto a Holanda parou diante da Alemanha.
Áustria 0 x 1 Alemanha Ocidental - Copa do Mundo de 82
Os países europeus também esqueceram, ou não quiseram jogar futebol, quando um resultado satisfazia as duas equipes na Copa de 82. Áustria e Alemanha Ocidental disputavam duas vagas com a Argélia. As três seleções tinham quatro pontos - na época, o vencedor somava dois e não três pontos - e o desempate teve de ser no saldo de gols.
Os alemães terminaram na liderança e a Áustria na segunda posição. O jogo deveria ser decisivo, o que só aconteceu por dez minutos. Foi o tempo que a Alemanha precisou para abrir o placar. Depois disso, só toque para os lados, vaias da torcida e uma clara manifestação de que os times não queriam mais jogar.
A partida ainda voltou a ter um pouco de futebol no fim do primeiro e começo do segundo tempo, quando a Argélia vencia por 3 a 0 e eliminava a Áustria. Mas o Chile, adversário dos africanos, fez dois gols e colocou a "paz" de volta ao jogo entre os europeus.
Argentina 6 x 0 Peru - Copa de 78
Brasil e Argentina fizeram uma das decisões mais polêmicas da história do futebol mundial. Em 78, ambos lideravam o grupo na segunda fase, mas apenas o primeiro se classificava para a final. Quem levou a melhor foram os argentinos, com uma contestada vitória por 6 a 0 sobre o Peru.
As campanhas entre as equipes foram quase idênticas. Elas empataram sem gols no confronto direto, mas o Brasil chegou com vantagem na última rodada pelo saldo de gols. O saldo de gols foi a grande discussão da Copa.
Os brasileiros tinham um gol a mais que os argentinos e venceram a Polônia por 3 a 1. A Argentina podia vencer por até 3 a 0 que o Brasil estaria na final, mas o resultado foi estranhos 6 a 0. A Argentina foi campeã e, quando os peruanos voltaram ao seu país, foram chamados de mercenários.
Alemanha Oriental 1 x 0 Alemanha Ocidental - Copa do Mundo de 74
A Alemanha Oriental se classificou pela primeira vez para a Copa, enfrentou justamente sua rival política, a Alemanha Ocidental, e ainda venceu, por 1 a 0. Mas há quem diga que a verdadeira Alemanha vencedora foi a Ocidental, que teria entregado a partida para escapar de adversários mais fortes na segunda fase.
A vitória deu à Alemanha Oriental a liderança do grupo, mas o resultado foi indigesto. Na fase seguinte enfrentou os favoritos Brasil, Holanda e Argentina e só conseguiu um empate.
Já a Alemanha Ocidental ficou em segundo lugar e enfrentou Iugoslávia (líder do grupo em que estava o Brasil), Polônia e Suécia. Os alemães terminaram na liderança e foram campeões, em cima da Holanda na final.
Copa 2010 no celular
Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa
SMS: receba as noticias e os gols da Seleção no seu celular; envie COPA para 83772