Itália vira "rainha do empate" nas Copas; veja 10 curiosidades
- Dassler Marques
Eliminada na fase inicial pela primeira vez desde 1974, a Itália quebrou vários recordes negativos com sua participação na África do Sul. Entre eles, se tornou a seleção com o maior número de empates nos Mundiais e sofreu três gols em um jogo, o que não ocorria desde a final contra o Brasil em 70.
Abaixo, o Terra lista 10 curiosidades envolvendo a participação da Itália na Copa do Mundo. Dos fiascos de Lippi ao pior desempenho defensivo da história. Confira:
Rei de empates - Com os dois placares iguais contra Paraguai e Nova Zelândia, a Itália se tornou a seleção com mais empates na história do Mundial. Agora são 21 em um total de 80 jogos. Logo depois vem a Alemanha, com 19.
Eliminação também atrapalha Lippi - Marcello Lippi ficou a dois jogos de se tornar o terceiro treinador com mais partidas à frente da seleção. Com 56, ele só é superado por Ferruccio Valcareggi (58), Vittorio Pozzo (97) e Enzo Bearzot (104).
O péssimo aproveitamento de Lippi - Em seu retorno à seleção, Marcello Lippi conseguiu 40,7% de aproveitamento. Entre os 10 treinadores com mais partidas pela Itália, só Umberto Meazza tem índice pior.
Recordes de Cannavaro - O melhor do mundo há quatro anos deixa a seleção italiana como o líder em aparições com a camisa da seleção: 136. Em Copas, ele tem 18 partidas e só perde para Paolo Maldini. Cannavaro esteve em 1998, 2002, 2006 e 2010.
Pior da história - Pela primeira vez na história de grandes competições, considerando a Copa do Mundo e a Eurocopa, a Itália termina a fase de grupos em último lugar.
Pior defesa em 40 anos - Desde a derrota na final da Copa de 1970, a Itália não sofria três gols em um jogo de Mundial. O desempenho da retaguarda italiana, logo, é o pior em 53 partidas disputadas no período.
Pior defesa parte 2 - Pela primeira vez desde 1950 a Itália perde um jogo em que marcou dois gols. A última ocasião foi contra a Suécia, em Mundial realizado no Brasil.
Campeão fora - Até aqui, só três campeões mundiais haviam caído na primeira fase: França em 2002, Brasil em 1966 e a própria Itália em 1950.
Desespero - As três substituições realizadas em 56 minutos foram as mais rápidas da Itália em toda a história da Copa.
Fim de sequência - A derrota para a Eslováquia encerrou uma trajetória curiosa: até então, os italianos não haviam perdido nenhum dos cinco jogos em que saíram atrás do placar.
Copa 2010 no celular
Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa