Exposição traz diversas charges sobre o Brasil na Copa
2 jun2010 - 17h56
(atualizado às 18h27)
Compartilhar
Fabiano Rampazzo
Direto de São Paulo
Um time de 11 cartunistas brasileiro entra em cena nesta quarta-feira, nos Centros Culturais Banco do Brasil de São Paulo e do Rio de Janeiro, com entrada gratuita, permanecendo durante toda a Copa do Mundo da África do Sul.
A exposição "Craques do Cartum na Copa" tem trabalhos recentes e antigos de craques do cartum, sendo eles, do goleiro ao ponta esquerda: Cárcamo; Chico Caruso, Dálcio Machado, Fernandes e Gustavo Duarte; Henfil, Mauricio de Sousa, Miécio Caffé e Otávio; Paulo Caruso e Ziraldo.
"O Ziraldo era meu ídolo e agora, estar em uma exposição com trabalhos ao lado dos trabalhos dele, é uma grande honra", disse Paulo Caruso, um dos presentes no coquetel de lançamento que aconteceu ontem, em São Paulo.
Paulo Caruso disse que quando a bola começar a rolar na África não faltará inspiração para os chargistas. "É só a Copa começar que todo mundo se anima".
As duas exposições buscam resgatar, divulgar e promover a influência do futebol na cultura brasileira. Cada um apresentará, em cada exposição, cinco trabalhos originais, já consagrados e/ou inéditos, cujo foco central será o futebol e a Copa do Mundo.
Charges divertidíssimas como a de Paulo Caruso sobre o clamor do País para Romário ir à Copa de 2002, e a de Ziraldo, com um time inteiro comemorando um gol com o Juiz, poderão ser vistas aos que forem ao CCBB ver a de perto as divertidas ilustrações.
SERVIÇO
CCBB São Paulo: 01 de junho a 18 de julho
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 20h.
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo
Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652
CCBB Rio de Janeiro: 7 de junho a 11 de julho
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 21h.
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro
Informações: (21) 3808-2020
Entrada gratuita.
Também charge de Fernandes, sátira da rivalidade entre Maradona e Pelé