Em má fase, herói da Copa de 2006 é cortado na Itália
Um dos principais jogadores da Itália campeã do mundo em 2006, Fabio Grosso não poderá defender o título em 2010. Em má fase na Juventus, o lateral esquerdo foi cortado da lista de convocados pelo técnico Marcello Lippi, que por enquanto trabalha com 28 nomes até fechar seu grupo de 23 jogadores.
Na semana passada, Lippi havia chamado 30 atletas em uma pré-lista para a África do Sul e excluiu nesta terça-feira também o jovem meio-campista Antonio Candreva, 23 anos. Assim como Grosso, Candreva atua na Juventus, que encerrou o Campeonato Italiano apenas na sétima posição com 15 derrotas, o maior número de sua história - o mesmo conhecido na temporada 1961/62.
Agora, a equipe de Turim conta com seis jogadores entre os eleitos do técnico. Dos 23 campeões mundiais em 2006, nove seguem buscando uma vaga na próxima Copa, sendo que a decisão só deve sair daqui a dez dias, prazo que Lippi pediu para "refletir".
Na Alemanha, Grosso, então jogador do Palermo, mostrou-se decisivo na semifinal, quando abriu o placar na vitória por 2 a 0 sobre a Alemanha com um gol no segundo tempo da prorrogação, e também na decisão, em que foi o responsável por cobrar o pênalti que decretou a derrota da França após um empate no tempo normal por 1 a 1.
Após deixar o Palermo, o lateral esquerdo, 32 anos, não mais se encontrou, sem destaque em Inter de Milão, Lyon e Juventus. Lamentando pelo corte, Lippi disse que lhe "custou muito" telefonar ao jogador para lhe dar a notícia.
Sem Grosso, a Itália deve ter como titular na posição Domenico Criscito, do Genoa. Também podem ser opção Gianluca Zambrotta, do Milan, e Mattia Cassani, do Palermo, originalmente laterais pela direita. Atualmente zagueiro da Juventus, Giorgio Chiellini atuava no lado esquerdo da defesa no início da carreira, sendo que outro atleta versátil é Salvatore Bocchetti, companheiro de clube de Criscito.
Confira os 28 italianos pré-convocados para a Copa:
Goleiros:
Buffon (Juventus)
De Sanctis (Napoli)
Marchetti (Cagliari)
Sirigu (Palermo)
Defensores:
Bocchetti (Genoa)
Bonucci (Bari)
Cannavaro (Juventus)
Cassani (Palermo)
Chiellini (Juventus)
Criscito (Genoa)
Maggio (Napoli)
Zambrotta (Milan)
Meio-campistas:
Camoranesi (Juventus)
Cossu (Cagliari)
Gattuso (Milan)
Marchisio (Juventus)
Montolivo (Fiorentina)
Palombo (Sampdoria)
Pepe (Udinese)
Pirlo (Milan)
Danielle De Rossi (Roma)
Atacantes:
Borriello (Milan)
Di Natale (Udinese)
Gilardino (Fiorentina)
Iaquinta (Juventus)
Pazzini (Sampdoria)
Quagliarella (Napoli)
Giuseppe Rossi (Villarreal)