Gigantes ainda não conquistaram vaga para Copa do Brasil 2024; veja quais
A CBF alterou os critérios de classificação, dando mais valor para os estatuais
O São Paulo garantiu o título inédito da Copa do Brasil neste domingo (24) contra o Flamengo, bem como a sua presença no torneio do ano que vem.
A CBF alterou os critérios de classificação, dando mais valor para os estatuais e tem muito time grande que pode ficar de fora da competição no próximo ano.
O Corinthians precisaria vencer a Copa Sul-Americana não depender de outros resultados para garantir uma vaga na próxima Copa do Brasil. Nesta terça-feira, o Alvinegro duela contra o Fortaleza, pela primeira semifinal.
Quem está com uma situação bem desconfortável é o Santos, que corre sérios riscos. O time praiano fez uma campanha ruim no Paulistão e agora está brigando contra o rebaixamento no Brasileirão. Com isso, praticamente não tem perspectivas de tentar uma vaga à Libertadores, que lhe daria uma vaga direta para Copa do Brasil.
Qual a divisão das vagas na Copa do Brasil?
Considerandos os rankings das federações estaduais, e não mais o ranking nacional de clubes, a CBF distribui as vagas da seguinte forma:
- 6 vagas: São Paulo e Rio de Janeiro;
- 5 vagas: Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná;
- 3 vagas: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Santa Catarina, Pernambuco, Mato Grosso, Pará e Maranhão;
- 2 vagas: Demais estados.
As federações com três vagas devem alocar duas delas automaticamente para o campeão e vice estadual, com uma flexibilidade para a terceira.
No caso das federações com cinco ou seis vagas no torneio, a obrigatoriedade de alocação automática sobe para três vagas.