CBF anuncia mudança, e Copa do Brasil dará duas vagas para a Libertadores a partir de 2026
Entidade ainda não definiu se a segunda vaga será direta à fase de grupos
A CBF anunciou que, a partir de 2026, a Copa do Brasil concederá duas vagas para a Libertadores, incluindo ao vice-campeão, e introduzirá mudanças no formato da competição.
A partir de 2026, a Copa do Brasil dará duas vagas para a Copa Libertadores da América. O anúncio foi feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quinta-feira, 11, após o Conselho Técnico da Série A.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
Atualmente, o Campeonato Brasileira credencia seis clubes para a disputa da competição continental - quatro na fase de grupos e dois nos playoff -, enquanto a Copa do Brasil garante classificação apenas ao campeão.
Com a mudança, uma das vagas que hoje é conquistada pelo Brasileirão será dada ao vice-campeão da Copa do Brasil. Até o momento, porém, a entidade não definiu se a segunda vaga pela Copa do Brasil será para a pré-Libertadores ou direta à fase de grupos.
Ainda de acordo com o comunicado da CBF, não está decidido o que acontecerá se os dois finalistas da Copa do Brasil também conquistarem a classificação para a Libertadores pelo Campeonato Brasileiro.
A mudança ainda não contempla a atual edição da competição. Com Corinthians, Cruzeiro, Fluminense e Vasco da Gama nas semifinais, a atual Copa do Brasil dará apenas uma vaga na Libertadores de 2026.
Esse foi o primeiro Conselho Técnico da CBF sob a gestão de Samir Xaud. Neste ano, o evento aconteceu excepcionalmente em dezembro devido à antecipação do início do Brasileirão de 2026, que será iniciado em janeiro.
A partir do próximo ano, a Copa do Brasil terá uma série de outras novidades. Com o aumento de 92 para 126 clubes, a competição terá suas cinco primeiras fases disputadas em jogo único, com oitavas, quartas e semifinais em ida e volta.
A decisão, contudo, será em partida única, com sede a ser definida pela entidade.