Conheça a trajetória de Puskas, o 'major galopante'
Alguns anos antes de o Brasil começar a ser reconhecido como o país do futebol, a seleção que dava espetáculo ao redor do mundo era a temida Hungria. E o principal expoente dessa histórica equipe era o atacante Ferenc Puskas.
O "major galopante", apelido que ganhou por possuir a patente militar, brilhou na Olimpíada de 1952, quando conduziu sua equipe à medalha de ouro, e também na Copa do Mundo de 1954, conquistando o vice-campeonato.Dono da incrível marca de 83 gols em 85 jogos pela seleção, o craque fez história com a camisa do Real Madrid. Ele chegou ao time merengue no final dos anos 50, já com 31 anos de idade, e sua contratação chegou a ser questionada porque o húngaro estava cerca de 30 quilos acima do peso ideal.
Dentro de campo, porém, Puskas calou todos os críticos ao ganhar três vezes o Campeonato Europeu, cinco vezes o Espanhol e uma vez o Mundial de Clubes, em 1960. Além disso, chegou a defender a seleção espanhola e virou ícone de uma geração de futebolistas.
Apesar de ter ajudado a derrotar o Brasil na Copa de 1954, Puskas tinha relação amigável com o país. Após o levante de 1956, na Hungria, o Honved, considerado o melhor time do mundo na época, chegou a excursionar por aqui enfrentando Botafogo e Flamengo.
Em 1966, quando pendurou as chuteiras, ele resolveu se tornar treinador. Sua principal passagem aconteceu no Panathinaikos, da Grécia, quando levou o modesto time europeu à final da Liga dos Campeões.
Como técnico, Puskas ainda tem uma história curiosa. O craque treinou equipes de cinco continentes, com passagens pelo Cerro Porteño, do Paraguai, América do México, El-Masry, do Egito, e o australiano South Melbourne, em 1993.
Puskas morreu em 2006 vítima de uma pneumonia. O ex-jogador ficou internado cerca de dois meses, mas não resistiu à força da doença. Em 2009, como homenagem, a Fifa criou o prêmio Ferenc Puskas, que é dado ao jogador que marcou o gol mais bonito da temporada. No ano passado, o vencedor foi o atacante brasileiro Neymar, que marcou um golaço na partida contra o Flamengo.
Quer saber mais sobre a Copa Coca-Cola? Então, clique aqui e confira