PUBLICIDADE

Copa América

Argentino, ex-baixinho e cria de Gareca: Barrios em 9 toques

14 jun 2015 - 11h34
Compartilhar
Exibir comentários

Lucas Barrios precisou tocar na bola apenas nove vezes para ser decisivo no último sábado e decretar o heroico empate do Paraguai por 2 a 2 diante da favorita Argentina, em La Serena, na estreia das duas seleções na Copa América. Um desses toques foi na verdade uma pancada de perna esquerda que passou por baixo das pernas de Garay e estufou a rede do goleiro Romero aos 46min do segundo tempo.

Aproveitando essas nove preciosas ocasiões em que o atacante – que desperta o interesse de clubes brasileiros como Palmeiras e Cruzeiro – encostou na bola, o Terra preparou nove curiosidades para você saber sobre o "carrasco" da Argentina na primeira rodada.

Neymar acerta bolada em garoto e se desculpa com autógrafo:

1. Ele é argentino

Essa é famosa, e provavelmente você já sabia. Barrios, na verdade, nasceu e cresceu em San Fernando, cidade na região metropolitana de Buenos Aires, e começou a carreira profissional no Argentinos Juniors. Só com 26 anos, em 2010, é que ele tomou a decisão de se naturalizar e jogar pelo Paraguai, onde sua mãe nasceu. Cinco anos depois, foi ele o responsável por frustrar seu país de origem na Copa América.

2. Ele já foi dispensado por ser baixinho

Hoje um centroavante de forte jogo aéreo e grande porte físico, Barrios chegou a ser dispensado nas categorias de base do Huracán por ser baixinho e mirrado. O Argentinos Juniors acreditou no garoto, à época com 15 anos, e o lançou como profissional. E ele cresceu bastante, até chegar aos 1,87 m atuais.

3. Ele foi lançado por Ricardo Gareca

Ex-Palmeiras, Ricardo Gareca é o atual treinador do Peru
Ex-Palmeiras, Ricardo Gareca é o atual treinador do Peru
Foto: Benjamín Hernández / EFE

Sim, foi o ex-treinador do Palmeiras e atual comandante da seleção peruana quem deu a primeira chance a Barrios no profissional do Argentinos Juniors, em 2003. Nesta época, o atacante estava há um ano apenas treinando, sem disputar sequer um torneio de base, e próximo de ser dispensado de novo. Barrios já admitiu que é eternamente grato a Gareca pela oportunidade.

4. Ele passou despercebido na Argentina

Barrios não deixou marcas no futebol argentino em seu início de carreira. Em seu país natal, ele defendeu Argentinos Juniors, Tigre e Tiro Federal – por este último, fez seu único gol na primeira divisão do país. Quando ele explodiu no Colo Colo em 2008, com 37 gols na temporada, a maioria dos argentinos nem sabia quem ele era. Dois anos depois, ele já estava vestindo a camisa do Paraguai.

5. Ele foi alvo de um abaixo-assinado para jogar pelo Chile

Lucas Barrios foi bem sucedido pelo Chile
Lucas Barrios foi bem sucedido pelo Chile
Foto: Marcelo Hernandez / Getty Images

A temporada espetacular de 2008 de Barrios com a camisa do Colo-Colo animou os chilenos: como aquele atacante nunca havia sido sequer cogitado pela seleção argentina? Logo começou uma campanha online para que o atacante jogasse pelo Chile. Pelo Facebook, mais de 20 mil assinaturas foram recolhidas, e até o astro Iván Zamorano apoiou sua naturalização. Mas não foi suficiente, porque...

6. Ele falou uma coisa e fez outra

Em 2008, Barrios rejeitou a ideia de jogar pelo Chile, dizendo que não seria certo se naturalizar apenas para defender uma seleção. Mas dois anos depois, foi exatamente isso que ele fez, iniciando um processo de nacionalização com o objetivo expresso de defender o Paraguai na Copa de 2010. Até a federação paraguaia participou do processo para agilizar os procedimentos, e ele foi incluído na lista final de 23 jogadores sem nunca ter jogado uma partida pela seleção.

7. Ele foi convocado pela primeira vez por Tata Martino

Será que Tata se arrependeu quando viu o chute de Barrios empatar o jogo em La Serena? O atual técnico da Argentina foi quem levou o atacante para a Copa do Mundo de 2010, dando a ela a primeira oportunidade com a camisa do Paraguai. Com Martino, Barrios também foi vice-campeão da Copa América em 2011.

8. Ele brilhou no Dortmund, mas... Lewandowski chegou

Lucas Barrios teve passagem pelo Borussia Dortmund
Lucas Barrios teve passagem pelo Borussia Dortmund
Foto: Alex Grimm / Getty Images

As três temporadas de Barrios no Borussia Dortmund tiveram um saldo altamente positivo, com ótimas médias de gols e algumas atuações espetaculares. Após um início vagaroso, ele se adaptou ao futebol europeu e se tornou essencial para a equipe, onde foi bicampeão alemão. Mas a ascensão de Lewandowski em 2011-12 tirou Barrios do time titular. No ano anterior, os dois chegaram a jogar juntos, quando o polonês ainda atuava como meia-atacante.

9. Ele quer parar no Colo-Colo

Já com 30 anos, Barrios começa a vislumbrar o final da carreira. E sabe onde quer encerrá-la: no Colo-Colo, clube chileno em que viveu a melhor fase como jogador e onde é ídolo até hoje. Em entrevista a uma rádio do Chile, ele também revelou que gostaria de jogar mais uma Liga dos Campeões antes de voltar à América do Sul. Por isso, Palmeiras, Cruzeiro e quem mais quiser contratar o centroavante precisarão convencê-lo a mudar os planos.

"Aventura" por Copa América: amigos vão de ônibus para Chile:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade