Quais adversários o Brasil não vai enfrentar na primeira fase da Copa do Mundo?
Regra não permite que Seleção esteja no mesmo grupo de equipe sul-americana, mas abre a possibilidade de haver dois europeus na mesma chave
O Brasil, cabeça de chave no sorteio da Copa do Mundo de 2026, não enfrentará outras seleções sul-americanas ou equipes do Pote 1 na fase de grupos, mas pode ter rivais de peso como Croácia, Noruega, Itália e Marrocos.
Nesta sexta-feira, 5, o Brasil vai conhecer os primeiros adversários na busca pelo hexa na Copa do Mundo de 2026. O sorteio da fase de grupos, que irá acontecer em Washington (EUA), está marcado para as 14h (de Brasília). Posicionado no Pote 1, a seleção verde e amarela não enfrenta Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha, que também são cabeça de chave.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Engana-se, no entanto, quem acha que o Brasil não pode encarar pedreiras logo de cara. Algoz da Seleção em 2022, a Croácia está no Pote 2 e pode ser adversária, bem como a Noruega, que está no Pote 3, e a Itália, que ainda passará pela repescagem, pode integrar o Pote 4.
A regra de confrontos não permite que o Brasil esteja no mesmo grupo de uma seleção sul-americana, mas abre a possibilidade de haver dois europeus na mesma chave. Com 16 seleções da União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) classificadas entre as 48 que iniciam o Mundial, necessariamente haverá quatro grupos com duas equipes da entidade.
Outros possíveis adversários de peso para o Brasil na primeira fase são Marrocos, surpresa do último Mundial com a quarta colocação, e o Japão, que venceu o Brasil por 3 a 2 em outubro. Ambos estão no Pote 2.
O sorteio desta sexta-feira apresentará ainda uma novidade que envolve seleções consideradas favoritas ao título. As duas equipes melhores classificadas no ranking da Fifa, ou seja, a Espanha, em primeiro, e a Argentina, em segundo, não poderão se enfrentar antes da final, mesmo caso vençam seus grupos.
Ambas estarão em metades opostas das chaves. O mesmo se aplica à França e à Inglaterra, terceira e quarta colocadas no ranking, respectivamente.
Confira abaixo como será a divisão dos potes para o sorteio:
- Pote 1: Estados Unidos, México, Canadá, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha
- Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria, Austrália
- Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita, África do Sul
- Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, mais quatro vencedores das repescagens da Uefa e dois vencedores das repescagens intercontinentais.
Simulador Copa do Mundo 2026 (48 Times) 🌐
Simule o sorteio com as novas regras da FIFA: alocação fixa de anfitriões (A1, B1, D1), separação das 4 principais sementes (Espanha, Argentina, França, Inglaterra) e restrições geográficas.