Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Copa do Catar

Neymar e a 'maldição' nas Copas: entorse pode tirar craque da Copa

Médico da seleção brasileira diz que é prematuro fazer qualquer diagnóstico e pede até 48 horas para a avaliação

24 nov 2022 - 22h14
(atualizado às 22h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Neymar lesionou o tornozelo durante parida de estreia do Brasil na Copa do Mundo
Neymar lesionou o tornozelo durante parida de estreia do Brasil na Copa do Mundo
Foto: Molly Darlington/Reuters

Neymar chegou ao Catar confiante por causa de uma boa condição física. O craque voltou antes das férias do PSG e fez uma preparação especial para chegar na Copa do Mundo no auge, bem diferente do que aconteceu na Rússia, quando teve que correr contra o tempo para se recuperar de uma lesão no quinto metatarso do pé direito. Porém, todo o otimismo foi embora logo na estreia: uma entorse no tornozelo direito pode tirar o jogador do restante da competição.

Na vitória contra a Sérvia, o tornozelo de Neymar acabou virando após ficar preso pelo joelho do adversário. O atacante se machucou antes dos dois gols do Brasil. Mesmo com dor, ele permaneceu em campo por 11 minutos. Com a vantagem no placar, pediu substituição. No banco de reservas, o craque não conseguiu esconder a frustração e chorou ao se dar conta que novamente uma lesão ameaça o seu desempenho no Mundial.

Falta em Neymar
Falta em Neymar
Foto: Amanda Perobelli/Reuters

O departamento médico da seleção brasileira iniciou o tratamento ainda no gramado. Imagens mostram o tornozelo do craque bem inchado. Em pronunciamento em entrevista coletiva à imprensa, o médico Rodrigo Lasmar afirmou que será preciso aguardar entre 24h e 48h para fazer uma avaliação mais detalhada da entorse, que causou lesão, edema e inchaço.

"Qualquer diagnóstico sobre continuidade agora é precipitado", afirmou o profissional. O jogador pode passar por exames de imagem para avaliar a gravidade do quadro.

Cabisbaixo, Neymar apareceu na zona mista após a vitória contra a Sérvia. De chinelo e com gelo no pé, ele não falou com a imprensa e olhou a maior parte do trajeto para o chão, evitando qualquer contato visual com os jornalistas.

Cumprimento de Neymar e Tite.
Cumprimento de Neymar e Tite.
Foto: Giuseppe CACACE / AFP / Lance!

O jogador mancava bastante, mas não chegou a utilizar muletas. Foi com o acessório e com bota ortopédica que ele deixou uma partida do Campeonato Francês em novembro do ano passado quando sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo.

Nas próximas horas, Neymar deverá fazer tratamento intensivo para tentar ficar à disposição de Tite para a partida contra a Suíça na próxima segunda-feira, 28, às 15h, no Estádio 974. O treinador mostrou confiança e afirmou ter "certeza que Neymar vai jogar a Copa", ainda que o médico diga ser muito cedo para falar em continuidade na equipe titular.

Em sua primeira Copa, a de 2014 no Brasil, Neymar sofreu séria lesão na partida contra a Colômbia e teve que ver o vexame brasileiro fora dos gramados
Em sua primeira Copa, a de 2014 no Brasil, Neymar sofreu séria lesão na partida contra a Colômbia e teve que ver o vexame brasileiro fora dos gramados
Foto: AFP / Lance!

Histórico de lesões

A lesão mais grave da carreira de Neymar aconteceu no Mundial de 2014. Nas quartas de final contra a Colômbia, o atacante sofreu uma joelhada de Zuñiga e lesionou umas das vertebras. Ele correu o risco de perder os movimentos das pernas caso a lesão fosse em uma região próxima.

Após trocar o Barcelona pelo PSG na temporada 2017/2018, Neymar viu os problemas físicos aumentarem. O jogador acumulou lesões no time francês. Ele lesionou o quinto metatarso do pé em duas oportunidades e teve que passar por cirurgia, além de entorses dos tornozelos e problemas musculares.

Neymar sofre lesão no tornozelo em partida do PSG.
Neymar sofre lesão no tornozelo em partida do PSG.
Foto: Reuters

Antes do duelo contra a Sérvia, Guilherme Pitta, amigo próximo de Neymar, contou que o craque estava muito mais confiante para a disputa no Catar por causa do seu momento físico. "Ele não chegou bem nas outras Copas, mas hoje ele está 100%", declarou. Ele, os demais parças e familiares poderão encontrar com Neymar nesta sexta-feira, 25, quando os jogadores poderão receber convidados para jantar no hotel onde está hospedada a seleção brasileira em Doha.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade