PUBLICIDADE

Copa do Catar

Copa do Mundo: Órgão diz que Fifa fez promessa falsa sobre sustentabilidade

7 jun 2023 - 17h55
Compartilhar
Exibir comentários

A Comissão Suíça para a Justiça afirmou nesta quarta-feira (7) que a Fifa, entidade máxima do futebol, fez promessas falsas envolvendo a sustentabilidade na Copa do Mundo do Qatar, em 2022. De acordo com o órgão, a organização fez declarações falsas sobre a neutralidade de carbono.

"A Comissão considerou em detalhes os requerimentos que precisam ser atendidos quando se propagandeia neutralidade de carbono. Alegações factuais devem ser precisas por lei e não devem ser enganosas. Padrões rigorosos também devem se aplicar quando se trata de provar a precisão das declarações ambientais", diz parte do relatório divulgado.

Antes da Copa do Mundo, a Fifa prometeu em ações que a Copa do Mundo do Qatar seria neutra para o clima. Questionada após o Mundial, a entidade não conseguiu métodos para comprovar tal promessa.

Lusail Stadium, um dos estádios da Copa do Mundo de 2022 – Alexander Hassenstein/Getty Images
Lusail Stadium, um dos estádios da Copa do Mundo de 2022 – Alexander Hassenstein/Getty Images
Foto: Jogada10

A princípio, o Comitê Organizador previa que cerca de 3,6 milhões de megatoneladas de gás carbônico acabariam na atmosfera durante a preparação para a competição. Posteriormente, a Fifa também não comprovou que essa quantia acabou compensada após a realização do Mundial.

A Comissão Suíça para a Justiça, por fim, recomendou que a Fifa não fale no futuro que p Mundial acabou neutra para o clima ou em carbono.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Jogada10
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade