0

Pra não dizer que não falei dos números

Seleções da Europa venceram mais Copas, mas tomam goleada em finais contra os sul-americanos

5 jul 2018
17h15
atualizado às 17h16
  • separator
  • 0
  • comentários

Ufa! Dois dias que pareceram uma eternidade, mas finalmente a Copa volta na sexta-feira com dois jogaços: França x Uruguai e Brasil x Bélgica. Fico tentado a dizer que desse quadrante sai o campeão, o que provavelmente quase todo mundo acha. Só que também sou uma das viúvas do bolão e como só sei que nada sei desse Mundial da Rússia vou ficar na minha e aguardar os acontecimentos.

Griezmann chuta para marcar gol de pênalti contra a Argentina
 30/6/2018     REUTERS/Dylan Martinez
Griezmann chuta para marcar gol de pênalti contra a Argentina 30/6/2018 REUTERS/Dylan Martinez
Foto: Reuters

Para tentar decifrar o enigma de quem será o próximo país a levantar a taça, há números para todos os gostos. Em vinte Copas disputadas, os europeus levam a melhor por onze a nove. Só que no confronto direto em finais, há uma goleada sul-americana: 7 x 3, graças aos cinco títulos brasileiros e mais dois dos argentinos. A Argentina perdeu duas vezes para a Alemanha (90 e 2014) e o Brasil para a França, em 98.

A goleada de 7 x 3 em decisões é uma ótima notícia para quem é apenas um rapaz latino-americano, etc e tal. Só que tem sempre um mas para estragar um possível final feliz. Apenas uma vez, uma seleção venceu os europeus na casa deles.  O Brasil de Pelé, Garrincha, Didi e Vavá, em 58, na Suécia. Contra os suecos, o menino Rei e companhia enfiaram 5 x 2 na decisão. Aliás, essa foi também a primeira vez que um país venceu fora do seu continente.

Os sul-americanos precisariam quebrar um tabu de 60 anos para voltar a levantar a taça na Europa. Para o Uruguai, seria uma façanha inédita, porque nos dois títulos que conquistou, a Celeste venceu a Argentina em casa, em 1930, e o Brasil, em 1950, no Maracanã.

Será que nessa sexta-feira, Brasil e Uruguai vão vencer e garantir um sul-americano na decisão da Copa? Façam suas apostas!

Veja também:

 

Fonte: Blog A Copa no sofá   
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade