PUBLICIDADE

Terra na Copa

Sarah Menezes cai na estreia e Brasil fica sem medalha no 1º dia do Mundial de Judô

25 ago 2014 - 07h24
Compartilhar

Atual campeã olímpica da categoria até 48 kg, Sarah Menezes disse adeus ao sonho do título mundial ao perder logo na estreia para a jovem francesa Amandine Buchard, de apenas 19 anos, em dia amargo para o judô brasileiro nesta segunda-feira em Tcheliabinsk, na Rússia.

Na categoria até 60 kg, Felipe Kitadai, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, também foi eliminado na primeira luta, para o uzbeque Dulorbek Urozboev.

Já Eric Takabatake, que aos 23 anos disputou seu primeiro Mundial, venceu na estreia, com um ippon sobre o suíço Ludovic Chammartin, mas perdeu nas oitavas de final para o russo Bestian Budranov, quarto colocado do ranking da categoria.

Sarah foi derrotada por Buchard por um yuko, no início da luta. A francesa já tinha derrotado a brasileira no início deste ano, no Grand Prix de Paris.

Com uma tabela favorável graças à vitória sobre uma das grandes favoritas, Buchard lutará mais tarde pelo ouro.

A jovem promessa, que ganhou a medalha de prata no Campeonato Europeu em abril, não tomou conhecimento de Abigail Chindele, da Zâmbia, que atropelou por ippon, antes de superar a ucraniana Maryna Cherniak nas quartas.

A derrota de Sarah é um sinal de alerta, já que a judoca de 24 anos é considerada uma das maiores chances de medalhas do país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016 e é o maior símbolo da nova geração vencedora do judô feminino brasileiro, que conquistou cinco medalhas no Mundial do Rio-2013.

A piauiense nunca conquistou o ouro no Mundial e vinha de três bronzes seguidos, em Tóquio-2010, Paris-2011 e Rio-2013.

Na terça-feira, dois brasileiros entram no tatame, Érika Miranda, atual vice-campeã mundial, e Charles Chibana, que vem de uma vitória no Grand Slam de Tyumen, também na Rússia.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade