Jogos do Brasil tiram convocados de treinos na reta final da Série A
- Fábio de Mello Castanho
- Direto de Malmo (Suécia)
A reclamação dos clubes brasileiros deve ter nova sessão a partir desta sexta-feira. A Conmebol confirmou via Twitter que Brasil e Argentina voltarão a se enfrentar pelo Superclássico das Américas no dia 21 de novembro. A CBF diz que ainda não foi informada sobre a decisão, mas confirmando-se a data alguns jogadores convocados podem ficar até duas semanas longe dos treinos de seus times, logo na reta final da Séria A, principal competição do futebol nacional.
» Qual estádio em construção ou reforma será o mais bonito? Vote
» Tatu, gaucho e cachorrinho; veja evolução dos mascotes das Copas
Uma semana antes de disputar o jogo cancelado na última semana por causa do apagão em Resistencia, o Brasil fará uma viagem aos Estados Unidos para enfrentar a Colômbia em New Jersey, no dia 14 de novembro. Se por um lado os duelos não desfalcam os clubes no Brasileiro, eles vão tirar dias de descanso e treinamento de jogadores fundamentais para os times atingirem seus objetivos.
No duelo diante dos colombianos, o número de convocados no Brasil será menor, pois se trata de uma data-Fifa em que atletas atuando na Europa estarão presentes. O discurso da CBF é de que a comissão técnica vai estudar se repete o procedimento utilizado na última lista, restringindo para um o número de convocados por clubes.
No último ano, apenas jogadores que atuavam na Europa fizeram parte da delegação que enfrentou Gabão e Egito. A restrição atendeu ao pedido dos clubes de terem todos seus jogadores à disposição nas rodadas finais do Brasileiro. E Mano dificilmente vai querer abrir mão de jogadores-chave contra o adversário mais forte do segundo semestre, mas a opção não está descartada.
Na semana seguinte, se confirmado o jogo, a convocação será inevitável. Apenas atletas nacionais podem enfrentar os argentinos. Repetindo o padrão estabelecido nos últimos amistosos, os jogadores terão de se apresentar na segunda-feira dia 19, um dia após a 36ª rodada, para dois treinos e viagem na terça. Depois o jogo de quarta, provavelmente os atletas serão entregues cansados para o final da preparação visando a penúltima rodada.
Desgaste, pedidos de liberação e jogo de sorte
As partidas serão disputadas em um período considerado crítico pelos médicos e preparadores físicos. Por conta do desgaste e do alto número de jogos disputados sem férias, os jogadores ficam mais suscetíveis a dores musculares e lesões em finais de temporada. Alguns nomes certos na convocação, como Luís Fabiano e Leandro Damião, passaram recentemente ou estão enfrentando problemas musculares.
A situação irá gerar inevitáveis reclamações e insatisfações dos clubes. Todas as últimas convocações têm sido marcadas por choradeira e pedidos de liberação. A CBF negou todos até agora. A última polêmica envolveu Leandro Damião, que se apresentou à Seleção para os amistosos contra Iraque e Japão sem condições de jogo. O Inter queria recuperá-lo em Porto Alegre. A CBF exigiu sua apresentação.
As reclamações e solicitações ocorrem mesmo quando os jogadores não serão desfalques em partidas, como é o caso destas próximas partidas. O Santos pressionou em vão Mano e a CBF pela liberação de Neymar do primeiro duelo do Superclássico das Américas. Agora o time santista deve ganhar reforço nas reclamações. Se mantida a convocação, Corinthians, Botafogo, Fluminense, Atlético-MG, Vasco, São Paulo, Grêmio e Internacional também serão prejudicados.
Um fator pode amenizar a pressão em cima da CBF: a possível falta de objetivos de alguns clubes no Brasileiro facilitaria a liberação de jogadores. A situação, no entanto, é totalmente imprevisível e mesmo assim está longe de solucionar os problemas. O Corinthians, por exemplo, não tem mais metas no Brasileiro, mas estará cumprindo uma agenda de preparação para o Mundial de Clubes.
A entidade já conseguiu uma vitória: tirar o jogo de Resistencia. A cidade localizada no Norte da Argentina dificultaria a logística e aumentaria o número de reclamações. Na última semana, a delegação enfrentou turbulência em um voo fretado, dormiu uma noite no local e voltou na madrugada seguinte, após cancelamento do jogo. O novo duelo será em Buenos Aires, no Estádio La Bombonera.
Sul-Americana
A Conmebol ainda não definiu as datas a partir das quartas de final da Copa Sul-Americana, mas existe o risco de ela coincidir com a disputa do jogo entre Brasil x Argentina. Se isso ocorrer, São Paulo, Grêmio, Atlético-GO e Palmeiras ficarão suscetíveis a desfalques caso avancem de fases. Caso a entidade opte por não marcar rodada simultânea com o Superclássico das Américas, a última partida do torneio será realizada no dia 16 ou 19 de dezembro.
Entenda a agenda cheia do final da temporada:
11/11 - 35ª rodada do Brasileiro
14/11 - Amistoso Brasil x Colômbia (Nova Jersey) - atletas que atuam na Europa e Brasil
18/11 - 36ª rodada do Brasileiro
21/11 - Brasil x Argentina (Buenos Aires) - apenas atletas brasileiros
21/11 - Possível rodada de Sul-Americana
25/11 - 37ª rodada do Brasileiro
02/12 - 38ª rodada do Brasileiro