PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Terra na Copa

Jogo dos 7 erros: os micos de artistas em eventos esportivos

Terra buscou alguns dos grandes e mais marcantes erros cometidos por artistas consagrados em shows especiais para eventos esportivos

9 jul 2014 - 13h52
(atualizado às 13h53)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Janet Jackson surpresa após Justin Timberlake deixar seu seio à mostra, em 2004</p>
Janet Jackson surpresa após Justin Timberlake deixar seu seio à mostra, em 2004
Foto: Frank Micelotta / Getty Images

Eventos esportivos são uma grande armadilha para artistas e bandas renomadas. Tradicionalmente, as grandes cerimônias de abertura, encerramento e intervalo de competições grandiosas como a Copa do Mundo, Olimpíadas e, especialmente, Superbowl, costumam sempre reservar para as personalidades da música alguma surpresa desagradável. 

Em 2014, a cerimônia de encerramento da Copa do Mundo conta com a presença de Ivete Sangalo e Shakira, duas cantoras de prestígio, sucesso e bastante admiradas no mundo todo. Mas isso não quer dizer nada no universo dos grandes micos. Por isso, o Terra separou sete artistas que passaram por momentos constrangedores em cerimônias de eventos do esporte, para que Ivete e Shakira formulem uma cartilha do que não fazer nesse tipo de situação. 

7 - Beady Eye fazendo cover de Oasis e Liam fazendo cover de Liam em Londres 2012

A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres está entre as mais fantásticas produções do esporte em todos os tempos. Porém, nem tudo são flores. Como uma espécie de linha do tempo da música pop inglesa, que é o grande produto de entretenimento que a Inglaterra exporta para o mundo, a organização resolveu chamar bandas para realizar performances de canções marcantes durante os séculos de história da música nacional. 

Entre elas, representando o britpop, estava o Oasis. Só que não. Apesar da música, Wonderwall, ser do grupo de Manchester, somente Liam Gallagher, da formação original, estava no palco, e com uma banda até de nome diferente, o Beady Eye. Como se não bastasse, o vocalista não é nem sombra do que foi na década de 90, e com uma voz desafinada e um tanto anasalada (fanha), passou vergonha e desapontou muita gente. 

6 - Bêbado, Eddie Vedder erra letra e fala obscenidades em jogo de beisebol, em 2007

Não beber antes de uma apresentação, por mais descontraída que seja, é fundamental. Eddie Vedder que o diga. No intervalo de um jogo de seu time de coração, o Chicago Cubs, o líder do Pearl Jam foi chamado ao microfone para cantar um hino do beisebol nos Estados Unidos, Take Me out To The Ball Game.

Como já havia tomado algumas, Vedder acabou errando um trecho da letra que dizia: "buy me some peanuts and cracker jacks" (compre-me amendoins e pipocas doces), e trocando por: "Buy me some penis and crack" (Me compre alguns pênis e crack). Os pais presentes tiveram que tirar as crianças da arquibancada, enquanto o músico, sorridente e cambaleante, deixava a cabine de som. 

5 - Red Hot Chili Peppers toca com instrumentos desligados no Superbowl de 2014

<p>Cadê o cabo, Flea!? Chili Peppers paga mico ao tocar com instrumentos desligados no Superbowl de 2014</p>
Cadê o cabo, Flea!? Chili Peppers paga mico ao tocar com instrumentos desligados no Superbowl de 2014
Foto: Rob Carr / Getty Images

Tudo corria bem na apresentação dos californianos com Bruno Mars. Ao aparecer no palco para cantar Give It Away, os Chili Peppers fizeram a torcida explodir. Até que uma câmera pegou um ângulo em que era possível ver o baixista Flea tocando seu instrumento sem estar plugado em um amplificador, o que deixou o clima bastante estranho. 

Logo depois, a banda se justificou, dizendo que a organização da NFL (federação de futebol americano) realizava as apresentações de intervalo com o som de fundo das músicas previamente gravados, já que não havia tempo para a montagem de todo o equipamento. Mesmo assim, a encenação virou piada nas redes sociais. 

4 - Playback de Madonna no Superbowl 2012

Muito se fala sobre os famosos playbacks utilizados pelas cantoras pop, em sua maioria, durante músicas de maior coreografia. Mesmo assim, a ideia não é bem vista pelos críticos. Em 2012, Madonna foi (e ainda é) alvo de fortes críticas por isso. Ao se apresentar no Superbowl daquele ano, usou um playback grosseiro, que permitiu situações como ela continuar "cantando" sem abrir a boca. Pegou mal, muito mal. 

3 - Diana Ross encena cobrança de pênalti na Copa de 94, bate e... erra! 

Existem alguns micos que acabam até promovendo o artista, muitas vezes pela alta dose de humor contida nessas trapalhadas. Diana Ross viveu situação parecida na cerimônia de abertura da Copa de 1994, nos Estados Unidos. 

Lá, a renomada cantora encenou uma cobrança de pênalti épica, que nem Roberto Baggio foi capaz de superar. Ross veio se aproximando da marca penal correndo e cantando "I'm coming up, i'm coming up" (eu estou chegando, eu estou chegando). Concentrada, se preparou, bateu e mandou longe do gol. O constrangimento foi tanto que ela até chegou a abaixar a cabeça por um tempo, mas logo se recuperou (ou pelo menos fingiu se recuperar) e seguiu em frente. 

2 - Christina Aguilera erra letra do hino americano no Superbowl de 2011

Um dos maiores constrangimentos protagonizados por um artista em cerimônia de abertura de eventos esportivos, sem dúvidas, foi a performance de Christina Aguilera ao cantar o hino americano antes do Superbowl de 2011. 

<p>Christina Aguilera paga mico ao cantar hino nacional americano, no Superbowl de 2011</p>
Christina Aguilera paga mico ao cantar hino nacional americano, no Superbowl de 2011
Foto: Christopher Polk / Getty Images

Além de errar a letra, o ritmo e a concordância do hino, Christina deu gritos ensurdecedores, totalmente fora do contexto, não só do hino, mas do próprio clima do estádio, e fez explodir a caixa de piadas e memes, que duram até os dias de hoje. 

1 - O seio à mostra e a destruição da carreira de Janet Jackson

O insuperável erro cometido por Justin Timberlake e Janet Jackson no Superbowl de 2004 é inesquecível. Durante apresentação no show do intervalo daquele ano, Justin e Janet faziam uma coreografia bastante sensual para a canção Rock You Body.

Tudo corria bem no dueto quando, na pose final, Timberlake deveria encenar estar arrancando uma parte da fantasia de Janet que cobria o seio direito. O cantor se empolgou e acabou "tirando tudo", deixando a cantora totalmente exposta em rede mundial. Desde então, a carreira da irmã de Michael Jackson entrou em um profundo declínio, enquanto Justin Timberlake mal se abalou com o ocorrido. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade