PUBLICIDADE

Holanda derrota Andorra e garante 1ª vaga europeia na Copa de 2014

10 set 2013 - 17h22
(atualizado em 4/12/2013 às 22h34)
Ver comentários
Van Persie marcou duas vezes e garantiu classificação antecipada
Van Persie marcou duas vezes e garantiu classificação antecipada
Foto: AP

A atual vice-campeã mundial Holanda garantiu vaga na Copa do Mundo de 2014, nesta terça-feira, ao vencer Andorra por 2 a 0, se tornando a primeira seleção europeia com passaporte carimbado para ir ao Brasil no próximo ano.

A classificação holandesa saiu com o resultado positivo, além da derrota da Romênia para a Turquia, em casa, por 2 a 0 (gols de Burak Yilmaz e Mevlut Erdinc). Com os resultados, a equipe comandada por Louis Van Gaal assegurou antecipadamente a liderança do Grupo D do qualificatório do Velho Continente.

A vitória laranja saiu com dois gols de Robin Van Persie, já no segundo tempo da partida. Na reta final da etapa complementar, quando o placar já estava 2 a 0, com o outro jogo da rodada encerrado, os holandeses sabiam que manter o resultado valeria a vaga, o que aconteceu.

Com 22 pontos, o esquadrão de Sneidjer, Van Persie e companhia chegou aos 22 pontos. A vice-liderança da chave agora é da Hungria, que bateu a Estônia por 5 a 1. A seleção do Leste Europeu chegou aos 14 pontos.

Romenos e turcos estão com 13 pontos, faltando duas rodadas para o fim da competição. Nas Eliminatórias europeias, a primeira colocada garante vaga direta na Copa, enquanto a vice-líder disputa o direito de participar da repescagem continental.

A seleção holandesa foi para partida com duas mudanças com relação ao time que empatou com a Estônia em 2 a 2. Bruno Indi Martins e Arjen Robben deram lugar a Ron Vlaar e Ruben Schaken, respectivamente.

Como já acontecera na última sexta-feira, os atuais vice-campeões mundiais tiveram dificuldade para se impor na etapa inicial da partida. As principais chances aconteceram em chutes de longa distância da Holanda, que saiu zerada diante de frágil adversário.

O problema acabou logo aos 4min da etapa final, quando Robin Van Persie recebeu na intermediária andorrana e disparou de perna direita com categoria, não dand chances para o goleiro Pol e abrindo o placar do jogo.

A partir daí a porteira estava aberta. Aos 8min, após cruzamento da direita, Van Persie se aproveitou de vacilo da defesa de Andorra e, livre, marcou o segundo.

A vantagem não diminuiu a vontade holandesa, mas a pontaria não estava em dia. O próprio atacante do Manchester United, assim como o volante Strootman, tiveram boas oportunidades, mas não conseguiram acertar o gol defendido por Pol.

Nos minutos finais, a Holanda ainda tentou pressionar por mais gols, mas esbarrou no goleiro andorrano, que fez ótimas defesas aos 31 e 33min do segundo tempo, em finalizações de Van Persie e Schaken. Nada que evitasse a festa pela classificação antecipada.

EFE   
Publicidade
Publicidade