Ex-Flamengo, Sambueza é proibido pela Fifa de atuar pelo México
Recém-naturalizado mexicano, o meia argentino Rubens Sambueza não poderá jogar pela seleção do país. A Fifa deu uma resposta negativa para a Federação Mexicana de Futebol, que queria saber se o jogador do América do México tinha os requisitos para defender a camisa do país. O atleta teve uma passagem em 2008 pelo Flamengo, clube pelo qual disputou apenas sete jogos.
O diretor esportivo da seleção mexicana, Ricardo Peláez, confirmou ao jornal Medio Tiempo o fracasso da incorporação de Sambueza: ‘’A resposta foi negativa por parte da Fifa’’.
O que pesou contra Sambueza foram os 60 minutos que disputou pela seleção Sub-17 da Argentina, no Mundial de 2001, em Trinidad e Tobago. Ele atuou na decisão do terceiro lugar contra Burkina Faso.
Essa regra foi estipulada pela Fifa com o objetivo de evitar a ‘’pirataria’’ de seleções que se aproveitam de atletas juvenis de outros países para convocá-los. Rubens Sambueza tinha acabado de terminar o processo de naturalização e havia recebido na segunda-feira o passaporte mexicano, documento necessário para que a federação local pudesse consultar a Fifa.