PUBLICIDADE

Pela primeira vez desde 1983, jogo da Espanha não é transmitido na TV

12 out 2012 15h24
| atualizado às 16h56
Publicidade

A partida entre Bielorrússia e Espanha, disputada nesta sexta-feira (12) e válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo do Brasil 2014, não está sendo transmitida pela televisão espanhola, em razão da crise econômica que impediu os canais do país de arcar com o preço cobrado pela empresa alemã Sportfive para a compra dos direitos.

» Exclusivo: Mourinho explica tristeza de C. Ronaldo e vê Real como maior desafio
» Vote e eleja a mais bela mulher de jogadores do Alemão
» Com Ronaldinho, americanos listam 100 atletas mais feios da história

Na terça-feira, o canal Telecinco, que havia transmitido a partida anterior, na qual a Espanha superou a Geórgia por 1 a 0, já tinha avisado que não pretendia exibir o jogo.

"O nosso canal não vai adquirir os direitos desta partida. O preço cobrado não se adequa aos nossos critérios de rentabilidade", tinha explicado um porta-voz do Grupo Mediaset, proprietário da Telecinco.

De acordo com o jornal El Pais, a Sportfive, que no início chegou a cobrar 3 milhões de euros pelos direitos de transmissão, acabou reduzindo este valor para 800 mil euros, mas mesmo assim nenhum canal aceitou a oferta.

Além disso, a TVE, a televisão pública espanhola, já anunciou que não renovará em 2013 seu contrato com a empresa Santa Mónica, que comercializa os direitos dos jogos que a seleção disputa na Espanha.

"Em 2013, a TVE não vai renovar o contrato que vence em dezembro deste ano porque não poderá arcar com o valor cobrado para transmitir as partidas", explicou um responsável da comunicação do canal público.

Este reflexo da crise econômica deixa os torcedores espanhóis sem a possibilidade de assistir às partidas da seleção mais vitoriosa da atualidade, que conquistou na sequência dois títulos da Eurocopa (2008 e 2012) e uma Copa do Mundo (2010).

Na história recente da seleção espanhola, apenas um jogo não foi transmitido ao vivo, em 1983, quando a Espanha enfrentou Malta, mas na ocasião o motivo foi uma falha técnica. A partida foi filmada pela equipe da TVE e acabou sendo transmitida quatro horas depois.

Campeonatos europeus ao vivo
O Terra exibe ao vivo via internet para o Brasil todas as partidas da Liga Europa nas temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, sendo o único meio de comunicação do País a transmitir ao vivo os 205 jogos da competição. As transmissões são disponibilizadas em alta definição (HD) e padrão standard, inclusive para tablets e smartphones.

Além da Liga Europa, os internautas podem acompanhar ao vivo jogos de competições importantes do Velho Continente, como os Campeonatos Alemão, Russo, Português e Grego.

A Inglaterra estreou nas eliminatórias europeias com um massacre de 5 a 0 sobre a Moldávia. Lampard, duas vezes, Dafoe, Milner e Baines marcaram para decretar a goleada inglesa
A Inglaterra estreou nas eliminatórias europeias com um massacre de 5 a 0 sobre a Moldávia. Lampard, duas vezes, Dafoe, Milner e Baines marcaram para decretar a goleada inglesa
Foto: Reuters
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Publicidade