0

Farc acompanham alegria da Colômbia por classificação para Copa do Mundo

12 out 2013
14h29
atualizado às 17h22
  • separator
  • comentários

As Farc celebraram desde Havana a classificação da seleção colombiana para a Copa do Mundo do Brasil, equipe que felicitou por ter concebido essa "grande alegria" ao povo colombiano.

"Estamos aqui muito contentes pelo empate conquistado em Barraquilla frente aos bravos araucanos do Chile. Estamos acompanhando toda essa festa, essa alegria que há na Colômbia. O esporte une povos e nações", disse perante os meios de comunicação o guerrilheiro Ricardo Téllez.

Considerado "chanceler" das Farc, ele apareceu junto a outros membros da guerrilha usando camisas da equipe colombiana na chegada ao Palácio de Convenções de Havana, sede permanente dos diálogos de paz entre o Governo da Colômbia e os rebeldes desde novembro de 2012.

Téllez felicitou a equipe por dar "esta alegria muito grande, muito imensa para nosso povo" e, em particular, ressaltou o trabalho do treinador argentino José Pekerman e dos jogadores Falcao García e Teo Gutiérrez.

<p>Colômbia se classificou com drama, após gols de Falcao</p>
Colômbia se classificou com drama, após gols de Falcao
Foto: EFE

"Desde aqui, desde as Farc, seguimos e seguiremos acompanhado e aplaudindo sempre", afirmou Téllez.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) também falaram para a seleção "seguir lutando porque a disciplina, o talento, a dedicação deram neste momento um triunfo à Colômbia".

A Colômbia garantiu, por antecipação, uma vaga no Mundial do Brasil após um dramático empate por 3 a 3 com o Chile em uma partida disputada perante 42 mil espectadores que lotaram o Estádio Metropolitano da caribenha Barranquilla.

Com o resultado, os colombianos conseguiram se classificar após 16 anos de ausência em uma Copa, evento no qual participarão em 2014 pela quinta vez após experiências no Chile em 62, Itália 90, Estados Unidos 94 e França 98.

EFE   

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade