PUBLICIDADE

Alemães criticam a seleção após 4 a 4 com a Suécia: "esquizofrênica"

17 out 2012 12h05
Publicidade

O empate da seleção alemã por 4 a 4 com a Suécia, em Berlim, após abrir 4 a 0 no placar nos primeiros 60 minutos de jogo, não foi bem aceito pela imprensa local. O jornal Die Welt considerou a Alemanha "esquizofrênica", já que poucas vezes em sua história teve uma "queda tão grande" após estar com o jogo nas mãos. Já o Bild estampou em sua capa que, após ter 4 a 0 de vantagem, "Jogi, isto foi imbecil".

» Qual estádio em construção ou reforma será o mais bonito? Vote
» Tatu, gaucho e cachorrinho; veja evolução dos mascotes das Copas

O treinador Joaquim Löw, chamado pela mídia local de Jogi, foi amplamente criticado, assim como o capitão Philipp Lahm e o goleiro Manuel Neuer. Segundo o Die Welt, Löw errou ao colocar Mario Götze logo após sofrer os dois primeiros gols, já que este "não tem características defensivas", e o atacante Lukas Podolski, já no fim do jogo, instantes antes do gol de empate sueco. Para o jornal, o capitão Lahm não fez uma má partida, mas ele "afunda" junto com o restante do time, nada fez para "impedir isso". Já o arqueiro Neuer "fez a sua pior partida pela seleção", segundo a publicação.

Outras publicações locais também martelaram o empate alemão. A revista Der Spiegel manchetou os "60 minutos no céu e 30 minutos no inferno" da equipe nacional, enquanto o Heilbronner Stimme atacou a equipe: "ataque de classe mundial, defesa andando em círculos". O Mannheimer Morgen também alfinetou a seleção, ao publicar em sua capa a manchete: "4 a 4 desmiolado contra a Suécia".

Jornal cogita um problema psicológico
Inconformado com o empate, o Bild relembrou a eliminação da Eurocopa e as derrotas do Bayern de Munique na última temporada, quando a equipe foi vice-campeã do Campeonato Alemão, da Copa de Alemanha e, ainda, da Liga dos Campeões da Europa, perdendo a final em seu próprio estádio. O jornal fez menção a um possível problema psicológico dos atletas alemães. O dirigente Oliver Bierhoff respondeu ao diário dizendo que isso pode sim ter acontecido durante o confronto das Eliminatórias, pois houve uma "reação em cadeia", em que todos "fizeram menos" do que deveriam.

Suecos ironizam e comemoram o empate
Enquanto os alemães lamentaram o empate com "gosto de derrota", os jornais suecos comemoraram muito o resultado e ironizaram, estampando manchetes em alemão. O diário Expressen publicou em sua capa quatro vezes a palavra "obrigado!" (Danke!). Já o Aftonbladet estampou um "sim senhor!" (Jawohl!).

Alemães criticaram bastante o empate entre Alemanha e Suécia
Alemães criticaram bastante o empate entre Alemanha e Suécia
Foto: Bild / Reprodução
Fonte: Terra
Publicidade