Conheça o lanche preferido dos torcedores argentinos
- Tarian Chaud
- Direto de Buenos Aires
Imagine a seguinte cena: torcedores caminhando em direção a uma nuvem de fumaça nos arredores de um estádio. A imagem pode parecer confusa, mas é bem comum nos dias de jogos na Argentina. Os fãs de futebol em questão estão à procura de "choripán", popular lanche vendido em humildes barracas.
O nome do sanduíche é uma combinação de seus ingredientes: "chori" (pelo chorizo, que é um tipo de linguiça) e "pan" (pão). A linguiça é passada em uma chapa bem quente e a fumaça que sai dali vira um sinal para os consumidores.
"Sigo em direção à barraca sempre que avisto a fumaça e logo sinto o cheiro inconfundível. É uma tradição muito forte comer 'choripán' antes das partidas de futebol. Não conheço quem venha ao estádio e não coma pelo menos um", explica o torcedor Gonzalo Pizzi, pouco antes de entrar no Estádio Monumental de Nuñez para acompanhar a vitória da Argentina, por 4 a 0 em cima da Albânia.
Com a proximidade da Copa América, os donos das barracas que vendem "choripán" esperam um crescimento nos lucros. "Creio que vamos vender mais. O pessoal que vem de fora sempre quer experimentar nosso lanche tradicional. Também vendemos hambúrgueres na chapa, mas o mais pedido é o 'choripán'", conta Walter Tevez, proprietário de uma barraca que há sete anos opera na região do estádio do River Plate.
Tevez, que não tem nenhum tipo de parentesco com o atacante da seleção argentina, trabalha com 11 familiares na barraca para poder atender toda a demanda. Segundo ele, não há como pensar em futebol argentino sem "choripán": "é irresistível, um não vive sem o outro".