Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Camelo é animal símbolo do Catar e tem uma cidade própria no país da Copa do Mundo

Corridas movimentam a economia de Al-Shahanyia, no centro do país. Família real catariana é ativa nas competições e possui animais com pedigree para competir

30 nov 2022 - 05h10
Compartilhar
Exibir comentários

Nas ruas de areia da entrada de Al-Shahanyia, cidade com maior extensão do Catar, o clima é desértico. Nada mais adequado para a maioria dos habitantes dela: os camelos, chamados de hejen em árabe. Eles estão em toda parte, ocupam um distrito inteiro e vivem em propriedades que operam como estábulos do animal símbolo do país da Copa do Mundo e que se espalham ao longo de quilômetros. Quem divide os espaços com os animais, em quartos minúsculos, são trabalhadores estrangeiros responsáveis por treiná-los diariamente e deixá-los nos cascos para as competições frequentemente organizadas na pista de 10km que atravessa o município.

Os donos dos camelos, geralmente catarianos, vivem em Doha. O pequeno comércio que existe entre as propriedades também é dedicado ao animal, como lojas veterinárias e de ferramentas. Há lugares onde uma grama especial é cultivada para ser servida a eles e com o intuito de mantê-los bonitos e com alimentação balanceada para competirem. O bangladeshiano Arel Karion cuida de uma plantação e diz que os camelos de Al-Shahanyia são valorizados no Catar e que alguns tem pedigree de campeão nas corridas e recebem tratamento especial, pois há muito dinheiro envolvido nas premiações e ter um exemplar assim é sinal de status para o dono em relação a outros criadores.

CAMELOS HI-TECH

Desde 1988, funciona em Al-Shahanyia o Comitê de Corridas de Camelos (Hejen Racing Comittee), que trabalha para manter uma tradição que remonta aos tempos em que o país era um deserto habitados por beduínos que tinham os camelos como companheiros e forma de transporte de pessoas e mercadorias. Outro objetivo é desenvolver a corrida de camelos como um esporte profissionalizado, que distribui prêmios em dinheiro aos dez primeiros colocados em cada competição.

DROMEDÁRIO É O CAMELO-ÁRABE PARA ELES

No Brasil, há uma diferença entre o animal com uma ou duas corcovas. Com uma é chamado de dromedário e com duas, de camelo. Acontece que na Península Arábica a classificação é diferente. O camelo-árabe possui uma corcova e o com duas é chamado apenas de camelo.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade