Briga entre torcedores e PM interrompe clássico de Guarani e Ponte Preta na Série C
Confusão nas arquibancadas do Brinco de Ouro em jogo válido pela estreia da terceira divisão começou após organizadas identificarem indivíduo infiltrado
A fase final da Série C do Campeonato Brasileiro iniciou com o dérbi campineiro, entre Guarani e Ponte Preta, logo na primeira rodada, neste sábado, 6, no Brinco de Ouro, que terminou em violência. No primeiro tempo, o jogo foi paralisado por sete minutos por conta de uma briga na arquibancada.
De acordo a Polícia Militar, a confusão iniciou-se quando uma torcida organizada do clube bugrino identificou um torcedor infiltrado. Ao tentar fugir, o homem pulou no fosso do estádio e, enquanto alguns dos presentes tentavam apartar a confusão, uma agente da PM teria sido acertada por uma voadora, acarretando o confronto generalizado.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram a polícia utilizando de artifícios para dispersar a multidão, como balas de borracha. A briga deu-se na arquibancada atrás do gol direito às cabines de transmissão e as autoridades de segurança isolaram dois setores do local no momento do tumulto.
Tanto os jogadores do Guarani quanto o coordenador técnico do clube, Elano, foram até o pé da arquibancada para conversar com os torcedores, enquanto o árbitro Marcelo de Lima Henrique (CE) mantinha o jogo suspenso até que a confusão terminasse.
O primeiro tempo de Guarani x Ponte Preta teve confusão na arquibancada.
Um torcedor foi jogado no fosso do estádio, enquanto um outro agrediu um policial.
O resultado é esse do vídeo. Lamentável.#Guarani #PontePreta #SerieC pic.twitter.com/mldSRUGdzj
— Luigui (@nariz1914) September 6, 2025
O Capitão Bonato, do 1º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Campinas), relatou à imprensa após a partida, que terminou com vitória de 1 a 0 da Ponte Preta, como tudo começou. "(Situação) fora do nosso controle. As torcidas organizadas do Guarani identificaram, segundo informações, que um indivíduo estaria infiltrado (no setor)", disse.
"Assim, esses torcedores se inflamaram e tentaram o retirar a todo custo. Ele se assustou e fugiu, achando que ia apanhar, e caiu no fosso. Quando isso aconteceu, a parte da torcida que estava em cima tentou apartar. Foi quando um dos membros da torcida Fúria (Independente) agrediu uma policial com uma voadora e, a partir daí, briga generalizada", relatou o capitão.
View this post on Instagram
De acordo com Bonato, ao deterem o indivíduo que acertou a policial com a voadora, outros presentes tentaram evitar a prisão do mesmo, culminando nas lesões tanto do suspeito quanto de um policial, que sofreu uma concussão na cabeça e foi internado.
O único gol do jogo, marcado por Jonas Toró para a Ponte Preta, saiu logo após o reinício e jogo fechou com vitória da equipe alvinegra. O duelo valeu pela rodada inicial do Grupo B da segunda fase da Série C, que também tem Náutico e Brusque. No Grupo A, estão: Caxias do Sul, Floresta (CE), Londrina e São Bernardo.