Cariocas da Série C colocam elenco de apoio para a Copa Rio
Disputar duas competições simultâneas pode ser uma tarefa fácil e até comum para as grandes equipes do futebol brasileiro, mas para os times de menor investimento, como Macaé, Madureira e Duque de Caxias, é um desafio que obriga os técnicos a promover alguns juniores a fim de fazer dois elencos, já que o espaço entre os jogos da Série C do Brasileiro e da Copa Rio pode ser de apenas um dia.
O Madureira, por exemplo, está na 6ª colocação do Grupo B da Série C, onde os quatro melhores de cada chave passam para a fase de mata-mata. O time tem 14 pontos, três a menos que o líder Macaé. A prioridade é a terceira divisão.
"A Série C é mais importante agora. Claro que queremos fazer um bom papel na Copa Rio também, mas, no momento, iremos colocar os jogadores menos aproveitados, eventuais suspensos do time principal na Série C e também alguns juniores foram promovidos", disse o técnico Luiz Cláudio.
Duas posições à frente, com 15 pontos, está o Duque de Caxias, que também priorizará a Série C e aproveitará jogadores da categoria de base. "Temos um elenco numeroso, será fácil administrar entre as duas competições", disse Vinícus Eutrópio, técnico do time.
O Macaé, que estreia na Copa Rio nesta quarta-feira, contra o Quissamã, recém promovido para a Série A do Campeonato Carioca, lidera o Grupo B da Série C, com 17 pontos. O planejamento será igual ao do Madureira.
"É claro que não vamos desprestigiar a Copa Rio, pois dá vaga na Copa do Brasil. Será uma ótima oportunidade para avaliarmos vários jogadores do time de junriores que estão estourando a idade e que podem ser úteis ao elenco profissional nos próximos anos", disse o técnico Toninho Andrade.
A Copa Rio dá direito ao campeão de escolher em qual competição quer estar no ano de 2013: a Copa do Brasil ou a Série D do Brasileiro. Caso a equipe já esteja em uma divisão superior à Série D, ele estará automaticamente classificado para a Copa do Brasil.