PUBLICIDADE

Corinthians, Flu e Cruzeiro se despedem antes do Brasileiro

Vencedores de sete das últimas oito edições do campeonato, na prática, já estão praticamente sem chances de título

23 ago 2018 - 13h24
(atualizado às 16h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Goleiro Cássio, do Corinthians, faz careta em jogo contra o Fluminense
Goleiro Cássio, do Corinthians, faz careta em jogo contra o Fluminense
Foto: Alexandre Loureiro / Getty Images

Corinthians, Cruzeiro e Fluminense ganharam sete das oito últimas edições do Brasileiro. Isso os credenciou como favoritos ao título de 2018. Mas tudo mudou. Com 20 rodadas disputadas, não há quem aposte em nenhum deles como campeão da temporada. Pelo histórico do Campeonato Brasileiro de pontos corridos, pode-se dizer que os três já estão fora da luta pelo primeiro lugar.

Acrescenta-se a isso o próprio objetivo já declarado desses clubes. A diretoria do Corinthians, após a derrota para o Flu na noite de quarta (22), no Maracanã, deixou claro que a prioridade da equipe em 2018 passou a ser a Copa do Brasil – para a qual o Timão se classificou à semifinal e vai enfrentar o Flamengo.

Ouça o podcast Terra Futebol:

O Cruzeiro também segue esse caminho. Está na semifinal da Copa do Brasil – seu adversário é o Palmeiras – e tem levado a campo, no Brasileiro, times mistos.

Tanto Corinthians quanto Cruzeiro também estão na disputa da Libertadores – e tentam vaga nas quartas de final. Mas a Copa do Brasil é mais imediata.

A classificação dos dois no Brasileiro é muito ruim para quem criou em seus torcedores a expectativa de um ano perfeito, após a conquista dos respectivos Estaduais. O Cruzeiro está em sétimo, com 27 pontos, e o Corinthians, em oitavo, com 26. A diferença do time mineiro para o líder São Paulo é de 15 pontos.

Desde 2003, quando vigorou o sistema de pontos corridos, e considerando-se a posição dos clubes na tabela após 20 rodadas, só houve uma campanha que chamasse a atenção pelo seu poder de reação. Foi a do Flamengo, em 2009.

Com 20 jogos realizados, o Rubro-Negro estava distante oito pontos do então líder, o Internacional, e conseguiu a façanha de dar a volta por cima e ganhar aquele título. Vale reforçar que hoje o Cruzeiro está a 15 e o Corinthians a 16 pontos do São Paulo.

Na mesma situação do Timão encontra-se o Fluminense, em nono lugar com 26 pontos ganhos, e que pretende brigar pelo título da Sul-Americana. A equipe tem um elenco limitado, o que levou o técnico Abel Braga e pedir demissão do cargo durante o período da Copa do Mundo. 

Além disso, é cada vez mais iminente o risco de o Tricolor carioca perder seu principal jogador – o atacante Pedro, artilheiro do Brasileiro, que vem despertando o interesse de vários clubes do exterior.

Veja também

Veja os melhores momentos da vitória do Fluminense sobre o Corinthians:
Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade