Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasileiro Série A

Brasileiro de 2018 é um dos mais equilibrados da história

6 set 2018 - 11h58
Compartilhar
Exibir comentários

Com base nos números do Brasileiro a partir do momento em que passou a ser disputado pelo sistema de pontos corridos, em 2003, a atual edição do campeonato só se compara com às de 2004 e 2005, quando, após 23 rodadas, seis clubes estavam embolados na briga pelo título. Em todos os outros já havia uma boa margem de diferença de pontos entre o líder e alguns de seus principais adversários.

Rodrigo Dourado, do Internacional, comemora após marcar gol durante partida contra o Flamengo
Rodrigo Dourado, do Internacional, comemora após marcar gol durante partida contra o Flamengo
Foto: CARLOS MACEDO/Agência RBS / Estadão

Internacional e São Paulo têm hoje 46 pontos e o time gaúcho está na frente pelo saldo de gols. Em outros anos, depois da 23ª rodada, o líder já havia disparado. O exemplo mais recente é o do ano passado – o Corinthians, que acabou campeão, já abria sete pontos sobre o vice-líder, o Grêmio (50 a 43).

A distância mais gritante se deu em 2013. Depois de 23 jogos para cada clube, o Cruzeiro somava 50 e o segundo colocado, o Botafogo, tinha 42 pontos.

Nos 15 campeonatos com pontos corridos, o time que chegou à 23ª rodada em primeiro lugar ganhou o título em 12 oportunidades.

Ainda tomando-se como referência o mesmo momento da competição, um empate em pontos ganhos, como é o caso de Inter e São Paulo agora, só se deu em 2004 e com três equipes: Santos, Ponte Preta e São Paulo. Todos com 41 pontos – o clube da Vila Belmiro seria campeão.

Pode-se afirmar, a partir da análise fria dos matemáticos, que o campeão de 2018 vai sair do sexteto que inclui Inter, São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Flamengo e Atlético-MG.

Veja também:

Veja os melhores momentos do empate entre Botafogo e Cruzeiro:
Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade