Após nova derrota em casa, Dorival Jr. é demitido do Atlético-MG
O técnico Dorival Júnior não resistiu após mais um mau resultado no Campeonato Brasileiro. Com uma campanha pífia na principal competição nacional, Dorival deixou o cargo de treinador do Atlético-MG. A última partida da equipe sob o comando do técnico ocorreu neste sábado, diante do Figueirense, pela 15ª rodada do Brasileiro. Na ocasião, o clube foi derrotado, no Ipatingão, por 2 a 1.
Dorival Júnior chegou ao clube alvinegro em setembro da temporada passada e conseguiu reerguer um time, que lutava contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O treinador substituiu Vanderlei Luxemburgo, que sagrou-se campeão mineiro em 2010. Sem conseguir definir um time, o treinador ficou dez meses à frente do time mineiro - tornando-se o técnico que mais comandou o clube desde o dia em que Alexandre Kalil tornou-se presidente.
Na passagem pelo clube, o treinador atravessou momentos conturbados. Insatisfeito com a reserva, o meia-atacante Diego Souza acabou deixando o Atlético-MG no dia 28 de fevereiro e seguiu para o Vasco da Gama. No início do mês de abril, o apoiador Ricardinho e o volante Zé Luis seguiram o mesmo rumo. Após se envolverem em polêmica com o treinador, a dupla deixou a Cidade do Galo.
O Atlético-MG esteve sob o comando de Dorival Júnior em 52 confrontos. Com o treinador, a equipe conquistou 25 vitórias, empatou 11 vezes e perdeu em 16 oportunidades. Dorival ajeitou o time em 2010 e conseguiu evitar o descenso na Série A com duas rodadas de antecedência. Mas em 2011, o técnico não foi bem. A equipe alvinegra perdeu o Campeonato Mineiro para o rival Cruzeiro, e foi eliminado da Copa do Brasil pelo Grêmio Barueri.
O treinador deixa a equipe na 13ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 15 pontos conquistados em 15 partidas disputadas. Foram quatro vitórias, sendo que apenas uma fora de casa - 3 a 1 diante do Avaí, na Ressacada -, três empates e oito derrotas: aproveitamento de 33,3%.
Neste momento, o clube luta contra o rebaixamento na principal competição do País. Além disso, o Atlético-MG estreia na Copa Sul-Americana nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), diante do Botafogo, no Ipatingão.
Com a queda do treinador, o Atlético-MG chegará ao sexto comandante na "Era Kalil". Marcelo Oliveira, Emerson Leão, Celso Roth, Vanderlei Luxemburgo e, por último, Dorival Júnior estiveram à frente da equipe. Em Belo Horizonte, o nome de Cuca é muito especulado para assumir o cargo.
A assessoria de imprensa do Atlético-MG confirmou, na tarde deste domingo, que Dorival Júnior se reuniu com a diretoria alvinegra na parte da manhã e acertou a sua saída da Cidade do Galo. Além disso, o clube não demonstrou interesse em nenhum outro comandante.