PUBLICIDADE

Bolsonaro decreta luto oficial de três dias em todo Brasil após morte de Pelé

29 dez 2022 - 19h58
(atualizado às 21h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Em decorrência da morte de Pelé, o presidente Jair Bolsonaro decretou luto oficial em todo Brasil pelo período de três dias a partir desta quinta-feira.

A cidade de Santos, por sua vez, sentenciou luto de sete dias, assim como o Santos, clube que o Rei defendeu por 18 anos, e o Palmeiras. Já o São Paulo permanecerá em luto por três dias.

Maior ídolo da história do Peixe, o ex-jogador faleceu nesta tarde, aos 82 anos, após complicações de um câncer no cólon. Ele lutava contra o tumor desde setembro de 2021, quando passou por uma cirurgia para sua retirada e estava se tratando no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Pelé defendeu o Santos por 18 anos. Foram 1116 apresentações com 1091 gols marcados. Ao longo de toda carreira, foram 1365 partidas e 1282 bolas na rede.

O ex-jogador foi o artilheiro do Campeonato Paulista nos anos de 1957 até 1965, depois em 1969 e, por último, em 1973. No ano de 1958, marcou 58 gols no Estadual, registrando um recorde.

Veja o decreto na íntegra:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84,caput, incisos IV e VI, alínea "a", da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 18,caput, inciso I, da Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971,

D E C R E T A :

Art. 1º É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de três dias, contados da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Edson Arantes do Nascimento, Pelé, ex-jogador de futebol.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 29 de dezembro de 2022; 201º da Independência e 134º da República.

JAIR MESSIAS BOLSONARO 

Presidente do Brasil se pronuncia nas redes

Além do decreto de luto publicado no Diário Oficial da União, o presidente Jair Bolsonaro lamentou a morte de Pelé através de suas redes sociais. O governante disse que o Rei do Futebol "transformou o futebol em arte e alegria"

"Com pesar o passamento de um homem, que pelo futebol, levou o nome do Brasil para o mundo. Transformou o futebol em arte e alegria. Que Deus conforte sua família e que o acolha na sua infinita misericórdia", escreveu.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade