Bola de Ouro: por que Cléber Machado é o único brasileiro a votar no prêmio?
Indicados serão divulgados pela France Football nesta quarta-feira, 4
A revista France Football divulga nesta quarta-feira, 4, os indicados para o prêmio Bola de Ouro, que será entregue no fim de outubro. O único jornalista brasileiro a votar na premiação é o narrador Cléber Machado. Entenda como funciona o pleito a seguir.
A France Football seleciona 30 jogadores que se destacaram na última temporada e envia para os jornalistas, que escolhem os cinco melhores. A revista soma os votos e, então, chega ao vencedor. Os 100 primeiros países do ranking da Fifa tem um profissional como representante. Em entrevista à CNN em 2023, o narrador explicou como surgiu o convite para a votação.
"A Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp) tinha um horário num campo de futebol atrás do shopping Center Norte e a gente ia jogar bola lá de manhã. E entre quem jogava tinha um jornalista francês que trabalhava na Gazeta Esportiva e escrevia para a France Football. Ele me disse que estavam ampliando o colégio eleitoral do prêmio e perguntou se poderia me sugerir. Depois começaram a me enviar e-mail e desde então estou votando anualmente", explicou Cléber.
Na última temporada, Cléber Machado montou o top-5 com: Messi, Haaland, Mbappé, Modric e Rodri. O craque argentino conquistou o prêmio pela oitava vez em 2023. O último brasileiro a levar o troféu para casa foi Kaká, em 2007, e a expectativa é para que Vini Jr encerre esse jejum.