PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Aos 42 anos, Fernando confirma aposentadoria após Brasileiro

27 nov 2009 - 15h36
(atualizado às 15h58)
Compartilhar

Jogador mais experiente do Campeonato Brasileiro, o volante Fernando está a apenas dois jogos de encerrar a carreira. Aos 42 anos, o jogador está certo de que seu ciclo no futebol chegou ao fim, independentemente da situação do Santo André - com 38 pontos, o time está próximo do rebaixamento.

» Vote e eleja os destaques do Campeonato Brasileiro

» "Renegados" do Santo André podem reforçar parceiros em 2010

»

» Lateral do Santo André acredita na permanência na Série A

» Veja as últimas do Santo André

"A situação do clube neste momento não muda nada, pois a decisão já estava tomada. Já vinha pensando nisso há alguns anos e por isso nem preciso me preparar psicologicamente, pois fui além do que é normal para um jogador de futebol", disse Fernando, ciente de seu momento: "Sou uma exceção por jogar até essa idade".

O experiente atleta ainda garante que a condição de reserva à qual foi relegado pelo técnico Sérgio Soares nas últimas rodadas também não tem influência na decisão. Para tentar salvar o time do ABC paulista no Brasileiro, o treinador optou pela juventude do meia Júnior Dutra. Fernando não escondeu o incômodo com isso, mas garantiu que sabe lidar com o fato de ter de ficar no banco.

"Por incrível que pareça, esta é uma situação diferente na minha carreira. É a primeira vez que sofro com isso. No começo fiquei mesmo muito chateado", afirmou o jogador, atualmente mais tranquilo: "Mas com o tempo aprendemos a tirar proveito de tudo e estou aprendendo com isso".Fernando iniciou a carreira no futebol em 1987, no Uberlândia (MG). No início da década de 90, atuou pelo Mogi Mirim que ficou famoso como ''Carrossel Caipira'', ao lado de Rivaldo e sob o comando do técnico Oswaldo Alvarez. Na sequência, defendeu Portuguesa, Guarani e Avispa Fukuoka, do Japão, na sua única experiência internacional, em 1998. Em 2000, reforçou o Palmeiras e chegou à final da Copa Libertadores, perdendo o título para o Boca Juniors. Ainda jogou por Botafogo e Marília antes de aceitar o projeto do Santo André, ajudando na campanha de ascensão à Série A.

Especialista na marcação, Fernando vai se aposentar aos 42 anos
Especialista na marcação, Fernando vai se aposentar aos 42 anos
Foto: Marino Azevedo/Photocamera / Divulgação
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade