Trump ameaça equipe de futebol americano que trocou de nome para evitar estereótipos racistas
Político afirmou que pode impedir construção de estádio do Washington Commanders caso não volte a se chamar 'Washington Redskins'
Donald Trump ameaçou impedir a construção do estádio do Washington Commanders caso a equipe da NFL não retome o nome "Washington Redskins", criticando mudanças que visam evitar estereótipos racistas.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está ameaçando interferir na política do futebol americano, um dos esportes mais populares para os americanos, um dos esportes mais populares para os americanos. O político está pressionando o Washington Commanders, time da NFL, a voltar a se chamar ‘Washington Redskins'.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Como forma de pressionar para que a mudança aconteça, Trump ameaça impedir que o time construa um novo estádio. "Posso impor a eles uma restrição de que, se não mudarem o nome de volta para o original 'Washington Redskins' e se livrarem do ridículo apelido 'Washington Commanders', não farei um acordo para que construam um estádio em Washington’, publicou o presidente na plataforma Truth Social.
Em 2020, a equipe deixou de se chamar "Washington Redskins" após ser repreendida por décadas por grupos da sociedade que consideravam o nome uma ofensa racial a povos indígenas. O Congresso Nacional dos Índios Americanos, a Associação de Assuntos Indígenas Americanos e a Cultural Survival são instituições que se posicionaram contra o nome anterior.
Apesar disso, alguns torcedores são favoráveis ao nome 'Redskins' por tradição. A Native American Guardians Association é uma das poucas entidades que também apoiam o nome.
O Cleveland Guardians, equipe que no passado se chamava ‘Indians’, mas efetuou a mudança para não ser atrelada como propagadora de estereótipos racistas, também foi criticado pelo presidente.
"O dono do time de beisebol de Cleveland, Matt Dolan, que é muito político, perdeu três eleições seguidas por causa dessa mudança de nome ridícula. O que ele não entende é que, se mudasse o nome de volta para Cleveland Indians, talvez até ganhasse uma eleição", provocou Trump.