PUBLICIDADE

Panthers e Broncos fazem duelo ataque x defesa no Super Bowl

Em seu possível último Super Bowl, Manning enfrenta o candidato à MVP da temporada Cam Newton

7 fev 2016 09h43
ver comentários
Publicidade

A NFL chega à sua final neste domingo (7) colocando frente a frente dois times que reinaram em suas divisões e fizeram grandes atuações nos playoffs. A partir das 21h (no horário de Brasília), o Levi's Stadium será palco do duelo da defesa sólida do Denver Broncos contra o ataque devastador do Carolina Panthers.

O Denver Broncos alcança seu oitavo Super Bowl em busca da sua terceira taça. O time volta à final dois anos após a humilhante derrota, por 43 a 8, que deu o título ao Seattle Seahawks na edição 48. O time de Payton Manning sofreu apenas quatro derrotas durante a temporada regular e avançou aos playoffs como campeão da divisão AFC Oeste. Primeiro desafio dos Broncos no divisional round foram os Steelers, que ficaram boa parte do tempo na frente no placar. Somente quando faltavam três minutos para o fim que o running back CJ Anderson conseguiu o touchdown que decretou a virada para o time de Denver.

CJ Anderson salvou os Broncos nos playoffs contra os Steelers
CJ Anderson salvou os Broncos nos playoffs contra os Steelers
Foto: Dustin Bradford / Getty Images

Na final da conferência, o desafiante foi o atual campeão New England Patriots. Era o 17º encontro entre Tom Brady e Payton Manning em suas longas e vitoriosas carreiras, mas dessa vez a sorte estava para o lado do QB dos Broncos. Mesmo com a vantagem de oito pontos alcançada até o intervalo, a partida foi recheada de emoções para ambas torcidas. Com apenas 12 segundos para o fim do jogo, Rob Gronkowski alcançou o TD que colocou o placar em 20 a 18, porém o time de New England não teve o mesmo sucesso na conversão de dois pontos e não conseguiu levar o jogo para a prorrogação, dando o título da AFC para os Broncos.

Na final da AFC, Payton Manning reencontrou o 'rival' Tom Brady
Na final da AFC, Payton Manning reencontrou o 'rival' Tom Brady
Foto: Kevin C. Cox / Getty Images

Se o caminho de Denver até o Super Bowl foi marcado pela emoção, o de Carolina Panthers beirou a tranquilidade. O time de Cam Newton teve a melhor campanha da temporada regular, sofrendo apenas uma derrota durante as dezesseis rodadas. O primeiro desafio nos playoffs foi o Seattle Seahaws, que buscava o seu terceiro Super Bowl seguido. Todas as promessas de um jogo difícil caíram por terra em apenas dois minutos, quando os Panthers conseguiram anotar dois touchdowns. O jogo foi ao intervalo com impressionantes 31 a 0 para o time de Carolina, dando ao Seahawks a difícil missão de alcançar o placar nos últimos tempos. Sem anotar nenhum ponto, os Panthers viram o time de Russel Wilson anotar 24 pontos após o intervalo, porém, sem mais tempo para chegar ao empate, o Seattle caiu diante da torcida no Bank of American Stadium.

Panthers abriram 31 pontos de vantagem em cima do Seattle Seahawks nos playoffs
Panthers abriram 31 pontos de vantagem em cima do Seattle Seahawks nos playoffs
Foto: Streeter Lecka / Getty Images

O desafio da final da conferência foi contra o Arizona Cardinals, que veio de um vitória emocionante contra o Green Bay Packers. Newton mais uma vez massacrou seu adversários, abrindo 24 a 7 em apenas dois tempos. Não satisfeito em lançar para 335 jardas, o quarterback dos Panthers ainda correu para outros dois TD's, terminando a partida em 49 a 15. O jovem time da Carolina do Norte (fundado em 1995) chega ao seu segundo Super Bowl, em busca de uma conquista inédita. Em sua primeira participação, no SB 38 (2004), o time foi derrotado pelo New England Patriots por 32 a 29.

Cam Newton correu 10 vezes para touchdown nesta temporada
Cam Newton correu 10 vezes para touchdown nesta temporada
Foto: Grant Halverson / Getty Images

Palpite do especialista – Para o comentarista dos canais ESPN, Antony Curti, o Carolina Panthers chega à decisão favorito contra os Broncos: “Se eles (Panthers) dispararem rápido no placar, não vejo como os Broncos alcançarem, porque é um ataque mais terrestre, cadenciado. Se o jogo for mais pegado, com a forte defesa de Denver (talvez a melhor da NFL nesta temporada) conseguindo segurar os Panthers, aí será um jogo mais equilibrado. O favoritismo, por tudo o que demonstrou na temporada regular, é do Carolina Panthers”, afirmou Curti.

Comparativo do confronto - Super Bowl 50
Denver Broncos Times Carolina Panthers
2 (1997 e 1998) Títulos nenhum
7 (1977, 1986, 1987, 1989, 1997, 1998, 2013 e 2015) Super Bowls disputados 2 (2003 e 2015) 
12 vitórias e 4 derrotas Campanha em 2015 15 vitórias e 1 derrota
 
Payton Manning Quarterback Cam Newton
39 anos Idade 26 anos
 jogos como titular na temporada 16 
passes para touchdown 35 
0 corridas para touchdown 10
17 interceptações sofridas 10

 

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade