PUBLICIDADE

Futebol Americano

Jornal de Washington bane nome polêmico de time da cidade

24 ago 2014 - 13h45
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de muita insistência, enfim o Washington Post aceitou: não se referirá mais ao time de futebol americano da capital dos Estados Unidos como Washington Redskins - nomenclatura oficial da equipe. Neste fim de semana, o principal jornal de Washington anunciou que o termo “redskins” está banido de seus textos editoriais.

Foto: TJ Root / Getty Images

A atitude foi tomada por causa da natureza racista do nome da franquia. “Peles-vermelhas” (tradução de “redskins”) é um dos termos considerados mais ofensivos para os nativo-americanos. Há décadas, comunidades indígenas reclamam do uso estereotipado em nomes e mascotes de times.

A partir de agora, a equipe será mencionada apenas como “Washington”, “time de Washington da NFL” ou algo do tipo nos textos editorias da publicação. As matérias noticiosas ainda têm a liberdade de se referir à equipe como "Washington Redskins".

Nos últimos anos, vários jornalistas e veículos americanos decidiram não usar mais o termo para mencionar o time da NFL. O caso mais simbólico envolveu Vincent Gray, prefeito de Washington, que, em pronunciamento feito há cerca de seis meses, evitou falar o nome dos Redskins em um comentário sobre o sucesso dos times da cidade.

O Washington Post ainda resistia em se referir ao time de Washington como “redskins”, mas, neste fim de semana, finalmente se rendeu. Por sua vez, o proprietário da equipe, Dan Snyder, já prometeu que nunca mudará o nome do time, ao qual considera uma homenagem aos índios americanos.

Com informações da AP

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade