Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futebol Americano

Jogador americano vive polêmica por namorada morta que nunca existiu

17 jan 2013 - 09h32
(atualizado às 09h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma história bizarra tomou as manchetes de esporte dos Estados Unidos na noite da última quarta-feira. O principal envolvido é o jogador de futebol americano universitário Manti Te'o, da Universidade de Notre Dame, apontado como uma das maiores promessas do esporte e que passou por um drama familiar em setembro: sua avó e sua namorada teriam morrido no mesmo dia, em um intervalo de seis horas, em meio a uma sequência impressionante de vitórias de seu time. O problema é que a suposta namorada do atleta pode nunca ter existido.

História comovente da morte da namorada de Manti Te'o foi revelada como uma farsa
História comovente da morte da namorada de Manti Te'o foi revelada como uma farsa
Foto: Getty Images

Motivado por um e-mail anônimo, o site Deadspin conduziu uma investigação e chegou à conclusão que a namorada de Te'o, chamada de Lennay Kekua, foi uma invenção. Ela seria uma estudante da Universidade de Stanford, que se envolveu em um grave acidente de carro e morreu de leucemia aos 22 anos. Mas os repórteres não encontraram nada sobre a garota: nenhum registro de sua morte ou enterro, nenhuma confirmação da universidade de que haveria uma aluna com este nome, e evidência de que as fotos de Kekua, na verdade, eram de uma mulher viva, saudável e que nunca encontrou Te'o.

Após a descoberta do site, o diretor esportivo da Universidade de Notre Dame, Jack Swarbrick, defendeu seu jogador dizendo que Te'o foi vítima de um esquema. O dirigente afirmou que a relação do atleta com a namorada era "estritamente pela internet e pelo telefone", e que os dois haviam marcado vários encontros no Havaí, local onde o jogador nasceu, mas a garota nunca apareceu. Te'o teria recebido também telefonemas em dezembro de uma mulher que dizia ser Lennay Kekua, afirmando que estava viva, mas ignorou as chamadas.

Em nota oficial, Te'o se manifestou dizendo que "aparentemente fui vítima de uma piada cruel de alguém, o que é doloroso e humilhante". O atleta disse que "deveria ter sido mais cauteloso". Já os repórteres que descobriram a farsa, assim como a grande maioria das pessoas que comentaram nas reportagens sobre o tema na imprensa americana, duvidam de que o jogador não soubesse da fraude.

Jogador da NFL diz que conheceu Kekua; "namorada morta" publica no Twitter

Mais acontecimentos estranhos aumentaram a repercussão do caso entre a noite de quarta e a madrugada desta quinta-feira. Primeiro, um jogador da NFL, Reagan Mauia, do Arizona Cardinals, afirmou à ESPN que conheceu uma mulher chamada Lennay Kekua "antes dela se envolver com Te'o". Mauia disse que Troy Polamalu, estrela do Pittsburgh Steelers, também viu Kekua e pode comprovar que ela é uma pessoa real. "Nós conversávamos às vezes, e sou próximo da família dela", disse Mauia.

Depois, a suposta namorada morta escreveu no Twitter. Na conta @LennayKay - que não é verificada, mas era atribuída a Lennay Kekua antes de a farsa ser descoberta - uma publicação enigmática na madrugada diz: "é injusto envolver Reagan e Troy nisso. Muitas verdades e mitos precisam ser abordados aqui, e eles serão revelados ao meio-dia (18h de Brasília) de amanhã (quinta)". As outras duas únicas publicações da página são retuítes do perfil oficial de Te'o, em setembro e novembro - data em que ela já estaria morta.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade