Motivos para acreditar no título da Libertadores do Fluminense
O ENM traz motivos para fazerem até os mais pessimistas acreditarem na conquista do título da Libertadores por parte do Fluminense
Finalmente entramos na semana mais aguardada do ano para os tricolores. No sábado, o Fluminense entra em campo pela final da Libertadores, contra o Boca Juniors, no Maracanã. Com isso, o ENM irá produzir uma série de reportagens especiais para entrar no clima dessa decisão, começando com motivos para acreditar no título da Libertadores do Fluminense.
A lista certamente irá fazer com que os tricolores mais pessimistas passem a estar mais confiantes para o duelo no fim de semana; confira
MARACANÃ
Começando por um motivo óbvio: o Maracanã. O fato da decisão ser no histórico estádio, a casa do Fluminense, animou os torcedores, que desde o início do ano viam essa Libertadores como tudo ou nada.
Desde o ano passado, quando Diniz retornou ao clube, o time fez prevalecer o fator casa e se tornou extremamente forte jogando sob seus domínios, quase sendo invencível. Foram apenas quatro derrotas como mandante em um ano e meio de trabalho.
Apesar do mando, em teoria, ser do Boca Juniors, o estádio é do Fluminense, então, ser campeão em casa, pode ser um fator determinante e motivador para o elenco tricolor.
VÍDEO: Melhores momentos: Atlético-MG 2 x 0 Fluminense (Brasileirão)
RETROSPECTO
Partindo do princípio de que o Fluminense é o mandante por jogar no Maracanã, o Tricolor não perde um jogo que contém mais de 60 mil pessoas nas arquibancadas desde 1991. São 17 jogos, 14 vitórias e 3 empates.
COINCIDÊNCIAS
Wilmar Roldán será o árbitro da final entre Boca Juniors x Fluminense. Apesar de muitos não terem gostado da escolha, o colombiano tem um histórico de ser pé quente. Ele apitou as finais que deram os primeiros títulos de Libertadores para Corinthians e Atlético-MG.
Além disso, em 2012, o Corinthians conquistou sua primeira Libertadores sendo apitado por Wilmar Roldán tanto na primeira partida (1-1 x Dep Tachira) quanto na última (2-0 final x Boca). Na edição anterior (2011), o Timão havia sido eliminado na fase preliminar do torneio, e um time do mesmo estado conquistou sua terceira Copa, o Santos.
Em 2023, o Fluminense pode conquistar sua primeira Libertadores sendo apitado por Wilmar Roldán tanto na primeira partida (3 a 1 x Sporting Cristal) quanto na última (Final x BOCA). Na edição anterior (2022), o Tricolor também foi eliminado na fase preliminar do torneio, e um time do mesmo estado conquistou sua terceira Copa, o Flamengo.
SE EMPIEZAN A CERRAR LOS PATRONES
En 2012, Corinthians gana su primera Libertadores siendo dirgido por Wilmar Roldán tanto en su primer partido (1-1 vs Dep Tachira) como en el último (Final 2-0 vs BOCA). La edición anterior (2011) se había quedado afuera en la fase preliminar… pic.twitter.com/tTWBm9U9xU
— Gordito Mercenario (@luis_delpi) October 26, 2023
SUPERSTIÇÃO
Desde que a Libertadores e a Sul-Americana adotaram o esquema de final única, esse padrão se repetiu:
2019: um equatoriano vence a Sul-Americana (Independiente del Valle). Time carioca é campeão da Libertadores (Flamengo)
2022: um equatoriano vence a Sul-Americana (Independiente del Valle). Time carioca é campeão da Libertadores (Flamengo)
2023: um equatoriano vence a Sul-Americana (LDU Quito). Um time carioca está na final da Libertadores (Fluminense).
Desde que hay final única de Libertadores y Sudamericana se repite este patrón.
2019: un ecuatoriano gana la Sudamericana (Idv del Valle). Un equipo de Rio de Janeiro sale campeón de Libertadores (Flamengo)
2022: un ecuatoriano gana la Sudamericana (Idv del Valle). Un equipo de… pic.twitter.com/48aQfhvb36
— Gordito Mercenario (@luis_delpi) October 28, 2023
O Fluminense enfrenta o Boca Juniors neste sábado (4), às 17h, no Maracanã, pela final da CONMEBOL Libertadores. A partida, caso termine empatada no tempo normal, irá para a prorrogação. Caso persista o placar, o título da competição será decidida nos pênaltis.