Coritiba x Fluminense: Terra acompanha duelo minuto a minuto
Em um duelo de opostos cercado de rivalidade, o Fluminense visita o Coritiba neste sábado, às 19h30 (de Brasília), no Estádio Couto Pereira, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor carioca vem de quatro vitórias consecutivas, sendo a mais recente por 2 a 0 sobre o Goiás, e com 54 pontos, defende a permanência no G-4, a zona de classificação para a próxima Copa Libertadores. O Coxa vem de empate por 2 a 2 com o Corinthians e habita a parte de baixo da tabela de classificação, amargando a zona de rebaixamento com 34 pontos. O Terra acompanha o duelo minuto a minuto a partir das 19h15.
A rivalidade entre os times começou em 2009, quando eles se enfrentaram na última rodada para ver quem conseguiria permanecer na Primeira Divisão. Naquela ocasião o empate por 1 a 1 beneficiou o Fluminense e o resultado transformou o Couto Pereira em uma praça de guerra, com vários feridos. Atletas do time carioca foram agredidos.
No primeiro turno deste ano aconteceu outro 1 a 1 expressivo. Elivelton abriu o marcador para os cariocas, mas Germano garantiu a igualdade. Assim como agora, o Tricolor vinha de uma sequência de vitórias importantes e o resultado tirou o gás do grupo, que em seguida perdeu duas vezes seguidas. Justamente por esse histórico recente que o jogo deste sábado é tratado como uma guerra.
"Sabemos que vai ser uma guerra contra o Coritiba, que precisa muito da vitória e joga em casa. Mas vamos procurar jogar com a mesma determinação e com o mesmo futebol solidário para construírmos a vitória. Todo mundo está correndo e se ajudando dentro de campo. Isso tem feito a diferença para que o Fluminense consiga uma sequência vitoriosa e a vaga na Copa Libertadores. Vamos intensificar ainda mais o nosso empenho. O nosso foco está sempre no próximo jogo, pensando sempre em subir um degrau, sem pensar nos concorrentes", disse Elivelton.
E como em uma guerra tudo vale, o Fluminense pretende explorar o desespero rival.
"Nós precisamos jogar com inteligência, pois o Coritiba está muito pressionado pela necessidade de ganhar e vai querer partir para cima da gente em busca de gols. Nosso time vai precisar atuar controlando as ações e impondo o nosso ritmo de jogo. Não podemos deixar prevalecer a correria do adversário, que está apostando as fichas em ganhar em Curitiba. Estamos em uma crescente na competição, atravessando um grande momento e por isso mesmo que aposto que vamos conseguir fazer mais uma vez uma grande partida", disse o atacante Fred.
Para este compromisso Cristóvão Borges, técnico do Fluminense, não poderá contar com o meia Chiquinho, que vem sendo improvisado na lateral esquerda, e nem com o volante Edson, ambos suspensos por terem sido advertidos com o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Goiás. Assim, Carlinhos ganha nova oportunidade na lateral, uma semana depois de ter sido afatsado da concentração no jogo passado por usar um medicamento sem a autorização do clube. Já a vaga de Edson será preenchida por Diguinho. Mesmo com o zagueiro Marlon estando recuperado de lesão na coxa esquerda, Elivelton permanece como companheiro de Guilherme Mattis na zaga.
Pelo lado do Coritiba, o técnico Marquinhos Santos quer ver seu time com atitude vencedora.
"Nós vamos ter que mostrar uma atitude vencedora, propor o jogo, como temos conseguido fazer no Couto Pereira. Essa postura que vai ser determinante, mesmo diante de um grande rival como é o Fluminense", disse Marquinhos.
Disposto a tornar seu time mais ofensivo, Marquinhso Santos vai modificar o esquema do time. O zagueiro Welinton deixa a equipe para a entrada do atacante Keirrison. Dessa maneira, o sistema com três homens na zaga será deixado de lado. Como já era esperado, o lateral direito Norberto, que cumpriu suspensão contra o Corinthians, retoma a vaga de Ivan. Recuperado de dores na região posterior da coxa direita, o meia Alex tem escalação garantida.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA-PR X FLUMINENSE-RJ
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 8 de novembro de 2014 (Sábado)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Rogério Pablos Zanardo (SP)
CORITIBA: Vanderlei, Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Helder, Rosinei, Robinho e Alex; Joel e Keirrison
Técnico: Marquinhos Santos
FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Guilherme Mattis, Elivelton e Carlinhos; Diguinho, Jean, Darío Conca e Wágner; Walter e Fred
Técnico: Cristóvão Borges