PUBLICIDADE
Logo do Flamengo

Flamengo

Favoritar Time

Acostumado com astros, Luxemburgo revê Fla com time limitado

23 jul 2014 - 16h12
(atualizado às 17h49)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Luxemburgo e Ronaldinho tiveram problemas nos bastidores antes de saírem do Flamengo, em 2012</p>
Luxemburgo e Ronaldinho tiveram problemas nos bastidores antes de saírem do Flamengo, em 2012
Foto: Fabio Borges/Vipcomm / Divulgação

Vanderlei Luxemburgo já é uma figura conhecida no Flamengo, mas dessa vez ele terá um desafio diferente. Em suas três passagens anteriores (1991, 1995 e 2010) ele treinou pelo menos um grande astro do futebol brasileiro. A partir de agora, porém, trabalhará com um elenco mais limitado e terá uma missão difícil: tirar o Flamengo da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro - atualmente o time está na lanterna, com 7 pontos em 11 jogos.

Aliás, este objetivo era parecido em outubro de 2010. O Flamengo estava na 15ª colocação e promoveu o retorno de Luxemburgo. O objetivo foi conseguido por pouco - o time terminou em 14º, a dois pontos da degola.

Então Luxemburgo foi mantido no cargo e ganhou um astro para 2011: em janeiro, Ronaldinho resolveu voltar ao Brasil e declarou: "agora eu sou 'Mengão'". Foi uma relação que começou bem, com o título do Campeonato Carioca e jogadas bonitas. Mas terminou com atrasos no pagamento de salários e até rumores de um atrito entre os dois, porque o técnico teria encontrado o jogador com uma mulher na concentração.

<p>Luxemburgo conquistou poucos títulos no Flamengo como treinador</p>
Luxemburgo conquistou poucos títulos no Flamengo como treinador
Foto: AP

Mesmo terminando 2011 em baixa, Luxemburgo conseguiu classificar o Flamengo para a pré-Libertadores. Foi mantido por isso, mas durou pouco na temporada seguinte: no começo de fevereiro já foi demitido e assim encerrou a terceira passagem pelo Flamengo.

Segunda passagem

Era o ano do centenário do Flamengo e não faltavam astros para Luxemburgo treinar. O ataque formado por Romário, Sávio e Edmundo gerou expectativas estratosféricas na maior torcida do Brasil.

O time foi campeão da Taça Guanabara, mas perdeu o Campeonato Carioca para o Fluminense e teve diversos problemas pessoais entre dirigentes, técnico e jogadores. A principal delas envolveu Romário, por questões disciplinares. Luxemburgo queria puni-lo, mas a diretoria não aceitou. Em julho, o técnico pediu demissão.

Terceira passagem

O primeiro grande trabalho de Luxemburgo aconteceu entre 1989 e 1990, no Bragantino, clube no qual foi campeão da Série B e paulista. Isso chamou atenção do Flamengo, que resolveu apostar nele em 1991.

Naquela oportunidade o principal astro era Júnior, que atuava no meio-campo e ganhou liberdade para criar as principais jogadas do time. Mas isso só resultou em um título da Copa Rio. O principal legado de Luxemburgo foi a revelação ou formação de alguns jovens das categorias de base, como Júnior Baiano e Zinho, que seriam fundamentais no título do Campeonato Brasileiro do ano seguinte.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade