3 eventos ao vivo

Felipe Kitadai e Rafaela Silva são ouro no Grand Slam de judô

Larissa Pimenta tmabém vai bem e garante um bronze para o Brasil

10 mai 2019
14h49
atualizado às 15h21
  • separator
  • 0
  • comentários

Felipe Kitadai e Rafaela Silva brilharam nesta sexta-feira no primeiro dia do Grand Slam de Baku. Os brasileiros foram campeões nas suas respectivas categorias no evento no Azerbaijão, enquanto Larissa Pimenta faturou a medalha de bronze.

Kitadai (66kg) ganhou cinco lutas para conquistar o ouro. Ele estreou com vitória sobre Orkhan Safarov, do Azerbaijão e prata no Mundial de 2017. Depois derrotou o russo Islam Yashuev, atual campeão europeu. E nas quartas de final passou pelo georgiano Jaba Papinashvili.

Rafaela Silva foi medalha de ouro no Grand Slam de Baku
Rafaela Silva foi medalha de ouro no Grand Slam de Baku
Foto: IJF / Divulgação

Na semifinal, conseguiu uma improvável virada sobre o espanhol Francisco Garrigos, que deu um wazari no começo da luta. Mas o brasileiro respondeu com um a 15 segundos do fim e outro quando faltavam apenas 4s para a conclusão da luta. Já na final, a conquista foi sobre o georgiano Temur Nozadze.

O título de Rafaela (57kg) foi expressivo, pois a campeã olímpica venceu na final a japonesa Tsukasa Yoshihda, a quem nunca havia superado na sua carreira, com derrotas nas quatro lutas já realizadas. Além disso, a brasileira havia perdido as quatro decisões que tinha disputado nesta temporada.

Antes de superar esses jejuns nesta sexta-feira, Rafaela havia somado três vitórias em Baku. A brasileira também derrotou a sérvia Marica Perisic, a francesa Helene Receveaux e a húngara Hedvig Karakas.

Em sua temporada de estreia na seleção adulta, Larissa Pimenta (até 52kg) subiu pela primeira vez ao pódio de um Grand Slam. E está em grande fase, pois conquistou medalhas em sete dos nove eventos que participou em 2019. E o bronze em Baku veio com vitória sobre a também brasileira Eleudis Valentim.

Antes, Larissa derrotou a espanhola Estrella Lopez Sheriff e a polonesa Agata Perenc, mas perdeu nas quartas de final para a japonesa Ai Shishime. Na repescagem venceu a russa Alesya Kuznetsova, se garantido na luta pelo bronze. Na sua campanha no Azerbaijão, Eleudis havia batido a casaque Anna Kazyulina, a espanhola Ana Perez Box e a suíça Evelyne Tschopp, perdendo nas semifinais para a francesa Amandine Buchard.

Também nesta sexta-feira, Gabriela Chibana (até 48kg) lutou pelo bronze, mas perdeu para Catarina Costa, de Portugal. Ela havia derrotado a holandesa Amber Gersjes e a japonesa Ami Kondo, perdendo na sequência para a portuguesa Maria Siderot. Na repescagem, passou pela francesa Melanie Clement.

Além disso, Phelipe Pelim, Nathália Brigida e Daniel Cargnin perderam na segunda luta nesta sexta-feira, enquanto Charles Chibana foi eliminado logo na estreia.

O Grand Slam de Baku prossegue até domingo, sendo a última competição que dará pontos para definir os classificados para o Mundial de Judô.

Veja também:

Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade