Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Esporte italiano lamenta morte do estilista Giorgio Armani

Empresário liderava linha EA7 e time de basquete de Milão

4 set 2025 - 13h06
(atualizado às 13h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Ícone da moda mundial, o estilista italiano Giorgio Armani, falecido nesta quinta-feira (4), aos 91 anos, também era extremamente ligado aos esportes, tanto que chefiava a linha de roupas esportivas EA7, fornecedora do Napoli, e era dono do Olimpia Milano, equipe mais vencedora do basquete da Itália.

Giorgio Armani era proprietário da equipe de basquete Olimpia Milano, uma das principais da Itália
Giorgio Armani era proprietário da equipe de basquete Olimpia Milano, uma das principais da Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Em virtude dessa forte relação do estilista, diversos clubes, entidades e personalidades do esporte italiano lamentaram a morte de Armani, destacando os seus feitos na moda.

No futebol, o Milan mencionou que Armani era um "ícone global de estilo e elegância", além de um "símbolo" da cidade de Milão, enquanto a Juventus, que fechou recentemente um acordo com a marca do estilista, destacou que o italiano foi um "ícone atemporal". A Internazionale, por sua vez, citou que ele foi uma "lenda" da moda.

"Nos despedimos com profunda gratidão de Giorgio Armani, uma personificação refinada, apaixonada e suprema do gênio criativo da moda e do empreendedorismo italianos, que ele ajudou a estabelecer em todo o mundo com sua iniciativa, habilidade e estilo únicos. Também agradecemos profundamente a ele por traduzir sua paixão pessoal pelo esporte em inestimável generosidade para projetos, iniciativas e desafios esportivos", escreveu Andrea Abbodi, ministro dos Esportes da Itália.

Após definir Armani como o "verdadeiro e próprio rei da moda", a Federação Italiana de Futebol (Figc) confirmou que os jogadores da Azzurra recordarão o estilista antes da partida de amanhã (5) contra a Estônia, em Bergamo, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

O basquete da Itália também lamentou amplamente a morte de Armani, pois sua relação com a modalidade era bastante estreita. O Olimpia Milano, time no qual era dono, cancelou todas as suas atividades marcadas para hoje.

"O falecimento de Armani representa uma perda tremenda para toda a comunidade do basquete italiano. Sua visão, primeiro com seu patrocínio e depois com a aquisição do Olimpia Milano, deu um impulso extraordinário ao nosso movimento ao longo dos anos, ajudando a fortalecer sua imagem, popularidade e alcance. Perdemos não apenas um campeão da moda e um patrono do esporte, mas uma figura que combinou elegância, estilo e amor pelo basquete", disse Umberto Gandini, presidente da Série A da modalidade.

Empenhada no Campeonato Europeu, a seleção italiana de basquete entrará em quadra contra o Chipre com uma faixa preta no braço em homenagem a Armani.

Entre outras recordações, o presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano, Luciano Buonfiglio, destacou que o estilista foi "visionário" e "medalhista de ouro em elegância". Já Charles Leclerc, piloto da Ferrari na Fórmula 1, mencionou que Armani era uma "pessoa incrível" e que foi uma "honra" tê-lo conhecido.

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade