Duplantis supera recorde mundial do salto com vara pela 14ª vez e leva ouro em Tóquio com 6,30m
Sueco de 25 anos bate marca que havia alcançado 32 dias atrás, na Hungria, para ser campeão do mundo
Já virou rotina na carreira do sueco Armand Duplantis: a cada competição, além da medalha de ouro, o atleta supera sua marca no salto com vara. Nesta segunda-feira, no Estádio Nacional de Tóquio, o título mundial veio com seu 14° recorde e a marca de 6,30m.
O feito alcançado por Duplantis no Campeonato Mundial nesta segunda-feira supera os 6,29m que ele saltou no Grand Prix de Budapeste, na Hungria, há somente 32 dias, também cravando o recorde.
Campeão olímpico em Paris-2024, o fenômeno da modalidade tem somente 25 anos e já tinha a medalha de ouro garantida em Tóquio após o grego Emmanouil Karalis parar nos 6 metros. O sueco foi para a tentativa do recorde e, com sobras, passou pelos 6,30m.
Campeão mundial juvenil em 2015 na Colômbia, Mondo Duplantis, como é carinhosamente chamado, completa uma década de sucesso na modalidade. E agora é tricampeão do planeta após a conquista desta segunda-feira - já havia levado o ouro em 2022 e 2023.
Como sempre faz, Duplantis pediu o aplauso da torcida antes de iniciar a corrida para o salto. Após superar o bastão, o sueco fez uma linda festa no Estádio nacional de Tóquio, ao sair pulando e recebendo abraços ainda na pista. Depois, foi à mureta das arquibancadas e foi ovacionado, com o público de pé.
A brilhante carreira de Duplantis no salto com vara é explicada pelo incrível número de conquistas de maneira consecutiva. Com o ouro em Tóquio, ele chegou a o 36º título em série desde agosto de 2023.