Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dupla norte-coreana de patinação encanta na Olimpíada de Inverno mesmo sem medalha

15 fev 2018 - 09h59
(atualizado às 12h32)
Compartilhar
Exibir comentários

A dupla norte-coreana Ryom Tae Ok e Kim Ju Sik encerrou sua aventura olímpica na Coreia do Sul nesta quinta-feira, cativando a plateia local mesmo sem ter conquistado medalha.

Dupla de patinação no gelo norte-coreana Ryom Tae Ok e Kim Ju Sik durante Olimpíada de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul 15/02/2018  REUTERS/Damir Sagolj
Dupla de patinação no gelo norte-coreana Ryom Tae Ok e Kim Ju Sik durante Olimpíada de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul 15/02/2018 REUTERS/Damir Sagolj
Foto: Reuters

A dupla não tinha grande esperança de subir no pódio na Olimpíada de Inverno de Pyeongchang, mas empolgou os espectadores, em um símbolo da reaproximação que o esporte está proporcionando às duas Coreias no evento.

Ryom e Kim, os únicos atletas norte-coreanos a se classificarem formalmente para os Jogos, abraçaram seus treinadores depois de sua apresentação de patinação artística diante de um público entusiasmado e conseguiram 124,23 pontos, sua melhor marca pessoal. Ryom, de 19 anos, chegou a chorar.

"Eu estava muito nervoso, mas assim que entrei no ringue vi a torcida norte-coreana e norte-coreanos juntando os corações e torcendo juntos", disse Kim, de 25 anos, em comentários televisionados.

"Eles realmente torceram por mim, e isso me incentivou muito".

Um grupo de torcedores norte-coreanos bradou os nomes dos patinadores enquanto eles se aqueciam no gelo, acenando com bandeiras de seu país, e a plateia majoritariamente sul-coreana aplaudiu e vibrou cada vez que a dupla executava um elemento de seu programa.

Ryom e Kim estabeleceram três recordes pessoais em Pyeongchang.

"Esta pode ser a última vez em que vejo norte-coreanos competindo em uma Olimpíada na Coreia do Sul", disse Lee Sae-rom, espectador sul-coreano presente na Arena de Gelo de Gangneung Ice.

"Minha filha é tão jovem que nem sabe que as duas Coreias estão divididas, mas espero que sinta que deveriam voltar a se unir através do esporte".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade