Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Cruzeiro

Cruzeiro

Favoritar Time

Tricampeão brasileiro investe na construção civil e vira conselheiro de ex-jogadores

Nilton jogou por Corinthians, Vasco, Inter, Cruzeiro e Bahia na Série A

21 out 2025 - 04h59
(atualizado às 16h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Nilton, ex-jogador tricampeão brasileiro, consolidou-se no ramo da construção civil após a aposentadoria e tornou-se conselheiro para ex-atletas, enquanto planeja voltar ao futebol como mentor de jovens talentos.
Nilton comemora gol pelo Cruzeiro, em 2014
Nilton comemora gol pelo Cruzeiro, em 2014
Foto: Washington Alves/Getty Images

O ex-volante Nilton, de 38 anos, escreveu seu nome no futebol brasileiro com passagens e títulos por Corinthians, Vasco, Cruzeiro, Internacional e Bahia entre 2005 e 2019. Após a aposentadoria, os troféus e medalhas de três edições do Brasileirão, três estaduais e uma Copa do Brasil deram lugar às cadernetas e trenas usadas em uma nova fase da vida: a de empresário. 

Em uma rotina agitada, o ex-jogador mato-grossense “arregaça as mangas” com idas às lojas de materiais de construção e visitas às obras para consolidar o seu império na construção civil. Se hoje coordena a equipe de pedreiros, tudo isso teve início quando, ainda como atleta, percebeu que teria de dar uma atenção extra ao futuro. 

“Começou em 2008 para virar 2009. Foi onde comecei a entender mesmo que a parte do investimento teria que abrir um pouco mais a minha cabeça. Minha esposa acabou me mostrando também onde a gente poderia direcionar um pouco os nossos bens. Ao mesmo tempo, conciliando no futebol. Mas é claro que eu não estava totalmente nessa linha de frente. A princípio, era um pouco um investidor. Hoje, posso dizer para você que sou de arregaçar as mangas”, conta em entrevista exclusiva ao Terra.

Antes de entrar de vez na construção civil, Nilton confessa que cogitou seguir outro caminho: “Eu estava tentando entender [qual área investir]. Eu gosto muito de carros, não vou mentir. Já tentei direcionar um pouco até nessa parte, no ramo automobilístico. Fui entendendo, estudando e vi que não era a minha praia. Essa é a verdade. Eu preciso entrar numa coisa que eu possa gostar”.

Nilton leva a vida como empresário na construção
Nilton leva a vida como empresário na construção
Foto: Reprodução/Instagram

Mesmo com passagens por gigantes do futebol brasileiro, o ex-volante vê a ida ao Vissel Kobe, do Japão, em 2018, como ponto de mudança de patamar financeiro na vida de atleta. Ainda assim, sempre manteve os pés no chão em relação aos gastos.

Essa postura consciente fez com que Nilton se transformasse em um conselheiro para ex-companheiros dos gramados. “Tem vários [ex-jogadores que pedem conselhos]. Mais recente tem o próprio Bobô, começamos juntos no Corinthians. Ele chegou e falou: ‘Poxa, Nilton, você está indo num ritmo tão bacana no ramo da construção civil. Como faço pra entrar?’ Fui dando um pouco mais de coordenada, é claro que começar do zero não é fácil. Você tem que ter pessoas confiáveis. Nada é fácil para você começar um império”, explica.

Além da construção, o ex-volante explica que alguns colegas se interessam por outras áreas de investimentos e, às vezes, até surgem convites para sociedades. Os pés no chão, porém, fazem com que Nilton se mantenha firme apenas no setor imobiliário, ao menos por enquanto.

“Tem outros amigos que acabam entrando no Bitcoin, isso eu não cheguei nem a me aventurar. Como eu disse, tento entender a parte do investimento onde que posso pisar e eu sei que eu não posso ter nenhuma complicação. Não quer dizer que não seja complexo, difícil, mas eu sou aquele cara bem precavido. Sei exatamente onde, aos poucos, direcionar essa forma de patrimônio. Outros acabam construindo alguns espaços de beach tennis, outros de campos society”, continua.

Nilton em ação pelo Internacional, em 2015
Nilton em ação pelo Internacional, em 2015
Foto: Lucas Uebel/Getty Images

Próximos passos de Nilton

Aos poucos, contudo, o futebol deve voltar para a vida de Nilton. O multicampeão quer usar da experiência adquirida como jogador para atuar na captação e desenvolvimento de novos talentos. 

“Em breve, estou pensando nessa viradinha de chave para voltar na parte do futebol. Eu voltaria nessa parte de tentar lapidar esses garotos. Juntando um pouco da minha vontade, um pouco das minhas ideias e com os meus companheiros que já estão nesse processo tem tudo para dar certo essa volta. Eu estou muito ansioso. Minha esposa falou para eu tirar minha licença.  Quero, paralelamente, acompanhar esse processo dos trabalhos e direcionar essas crianças, dar uma condição de crescerem”, revela sobre os planos.

Nilton jogando pelo Vasco, em 2012
Nilton jogando pelo Vasco, em 2012
Foto: Buda Mendes/LatinContent via Getty Images

Um desses talentos pode estar dentro da casa de Nilton. Em meio à rotina nos negócios, o ex-jogador acompanha o filho Gabriel no sonho de se tornar atleta profissional. O desejo do garoto, aliás, surgiu ao entrar em campo com o pai em um clássico Ba-vi. 

“Depois de muito tempo ele veio falar comigo sobre uma sensação que ele teve quando eu estava no Bahia, no jogo na Fonte Nova. Ele entrou comigo no clássico e naquele momento sentiu uma sensação muito bacana, um arrepio daquela atmosfera de estar dentro de um campo. Hoje, posso direcionar e proporcionar a ele coisas grandes, coisas boas, mas como eu disse, nunca vai ser eu. Sempre ele vai estar correndo com as próprias pernas, ele vai ter que mostrar o condicionamento mental e físico dele dentro do futebol, que isso não é fácil”, recorda.

Nilton acompanha o time do filho em competição infantil
Nilton acompanha o time do filho em competição infantil
Foto: Raul Godoy/Terra
Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade