Criciúma vence o lanterna ABC, assume a vice-liderança da Série B e deixa acirrada a briga pelo acesso
Nesta terça-feira, o Criciúma venceu o ABC por 1 a 0, no Estádio Heriberto Hülse, pelo encerramento da 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os donos da casa contaram com gol de Eder ainda no primeiro tempo para assumir a vice-liderança e colocar fogo na disputa por uma vaga na Série A.
Com o resultado, o Criciúma pulou para a segunda posição, com 60 pontos, seis atrás do líder Vitória e empatado com Juventude e Atlético-GO, mas na frente pelos critérios de desempate. Em seguida, Sport, com 59, e Novorizontino e Mirassol, ambos com 57, também seguem vivos na briga pela classificação, com três rodadas restantes. Já o ABC é o lanterna, com 21 pontos, e já está matematicamente rebaixado para a Série C.
As duas equipes voltam a campo na próxima terça-feira, pela 36ª rodada da Série B. Às 19h (de Brasília), o Criciúma enfrenta o Guarani, no Estádio Brinco de Ouro. Às 21h30, o ABC terá pela frente o Juventude, no Estádio Maria Lamas Farache.
O jogo
O primeiro tempo foi muito movimentado dos dois lados. Mesmo em situação complicada no campeonato e com o rebaixamento confirmado, o ABC foi para o ataque e fez um jogo esquilibrado. Ainda assim, os donos da casa foram superiores e abriram o placar aos 24 minutos. Hygor recebeu lançamento na meia-lua e ajeitou para Eder chegar finalizando rasteiro no canto direito de Michael, que não conseguiu alcançar a bola.
Após o gol, o Criciúma continuou no ataque em busca do segundo gol, mas para na defesa dos visitantes. Já o ABC conseguiu se segurar defensivamente e ofereceu perigo nos minutos finais, mas não conseguiu o empate.
A segunda etapa foi mais equilibrada. O Criciúma dominou dos primeiros minutos chegou perto de ampliar o placar, com bola na trave de Hygor e Habraão tirando a bola em cima da linha. Na reta final do jogo, com o placar favorável, os donos da casa diminuíram o ritmo e viram o ABC dominar o jogo, mas sem criatividade para buscar o empate.